A Black Friday, liquidação que é tradição nos Estados Unidos e ganhou força no Brasil, já se tornou um dos eventos de compras mais esperados do ano. Segundo levantamento do Google, as buscas pela data já são 24% maiores do que no ano passado e 67% dos brasileiros pretendem aproveitar a próxima sexta-feira (24) para fazer compras.
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Mas mesmo com sinais de otimismo para o setor varejista, o comércio precisa estar preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela Black Friday, assim como os consumidores em busca dos grandes descontos.
O economista Eduardo Amendola, docente da Estácio, orienta algumas sugestões que podem ser postas em prática, como avaliação do estoque, para identificar produtos que estão parados por um longo período e liberar espaço e recursos para novos itens que podem ter uma demanda maior.
Oferecer descontos atrativos em produtos com estoque mais antigo também é uma estratégia inteligente. Já produtos que têm um histórico de alto giro merecem atenção especial: o empresário deve considerar reinvestir parte dos lucros obtidos com esses produtos em novos estoques ou em estratégias de marketing mais agressivas para maximizar o retorno.
Dicas para os consumidores
Para os clientes, o economista e professor da Estácio destaca como primeira dica o planejamento. “Faça uma lista de desejos antes da Black Friday. Isso ajuda a evitar compras impulsivas e a focar nos produtos que realmente precisa ou deseja. Além disso, pesquise preços e compare ofertas, e explore diferentes lojas e plataformas online para isso. Às vezes, uma oferta pode parecer excelente em um lugar, mas pode haver uma opção ainda melhor em outro”, adverte.
Eduardo Amendola enfatiza ainda a importância de estar atento às políticas de devolução, indicando ao consumidor que antes de efetuar uma compra, certifique-se de entendê-las, o que proporcionará mais segurança, caso haja a necessidade de trocar ou devolver um produto.
“A Black Friday oferece uma oportunidade única tanto para lojistas quanto para consumidores. Com um planejamento cuidadoso e estratégias bem definidas, ambos os lados podem aproveitar ao máximo este evento de compras”, encerra o economista.