Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Economista reforça importância de preparo para aproveitar oportunidades da Black Friday

Foto: Pexels

A Black Friday, liquidação que é tradição nos Estados Unidos e ganhou força no Brasil, já se tornou um dos eventos de compras mais esperados do ano. Segundo levantamento do Google, as buscas pela data já são 24% maiores do que no ano passado e 67% dos brasileiros pretendem aproveitar a próxima sexta-feira (24) para fazer compras.

Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News

Mas mesmo com sinais de otimismo para o setor varejista, o comércio precisa estar preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela Black Friday, assim como os consumidores em busca dos grandes descontos.

O economista Eduardo Amendola, docente da Estácio, orienta algumas sugestões que podem ser postas em prática, como avaliação do estoque, para identificar produtos que estão parados por um longo período e liberar espaço e recursos para novos itens que podem ter uma demanda maior.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Oferecer descontos atrativos em produtos com estoque mais antigo também é uma estratégia inteligente. Já produtos que têm um histórico de alto giro merecem atenção especial: o empresário deve considerar reinvestir parte dos lucros obtidos com esses produtos em novos estoques ou em estratégias de marketing mais agressivas para maximizar o retorno.

Dicas para os consumidores

Para os clientes, o economista e professor da Estácio destaca como primeira dica o planejamento. “Faça uma lista de desejos antes da Black Friday. Isso ajuda a evitar compras impulsivas e a focar nos produtos que realmente precisa ou deseja. Além disso, pesquise preços e compare ofertas, e explore diferentes lojas e plataformas online para isso. Às vezes, uma oferta pode parecer excelente em um lugar, mas pode haver uma opção ainda melhor em outro”, adverte.

Eduardo Amendola enfatiza ainda a importância de estar atento às políticas de devolução, indicando ao consumidor que antes de efetuar uma compra, certifique-se de entendê-las, o que proporcionará mais segurança, caso haja a necessidade de trocar ou devolver um produto.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A Black Friday oferece uma oportunidade única tanto para lojistas quanto para consumidores. Com um planejamento cuidadoso e estratégias bem definidas, ambos os lados podem aproveitar ao máximo este evento de compras”, encerra o economista.

Notícias relacionadas

Economia

As vendas de Natal deste ano devem movimentar R$ 68,75 bilhões no varejo brasileiro, um aumento de 1,3% em relação ao ano passado. A...

Economia

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro, realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),...

Economia

De acordo com a expectativa da organização e do setor produtivo do estado, o Carnatal 2024 vai movimentar mais de R$ 100 milhões na...

Cidades

Tirou o chefe no amigo secreto da empresa e não sabe o que comprar? Ou aquele primo que mora distante e você só vê...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO