O Ministério dos Portos e Aeroportos vai aumentar o prazo para que companhias aéreas justifiquem o alto preço de passagens aéreas. O movimento atende a um pedido das próprias empresas. A prorrogação deve valer por mais dez ou 15 dias – o prazo final ainda será anunciado pela pasta.
A informação foi confirmada pelo ministro Silvio Costa Filho ao SBT News nesta quarta-feira (22), após participação dele no evento Fórum de Brasília, promovido pela empresa Arko Advice.
O prazo diz respeito a uma solicitação da pasta às empresas aéreas brasileiras. O ministério deu, inicialmente, dez dias para que as companhias apresentassem propostas para reduzir valores das passagens.
Além das sugestões que serão apresentadas, o ministério trabalha com uma proposta para tornar viagens mais baratas. Entre as medidas está a intenção em reduzir o preço do combustível utilizado em aeronaves. A proposta ainda está em negociação pelo governo.
O preço de bilhetes passou por uma grande elevação nos últimos meses. Monitoramento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indica valores recordes para o ano de 2023.
“Apresentamos a primeira fase ao ministro Rui Costa [Casa Civil]. Vamos fazer uma conversa com o presidente Lula na volta da viagem da COP28, possivelmente dia 10 ou dia 12 [de dezembro] e lançar programa no final de janeiro”, diz.
SBT News