Um homem suspeito de estelionato e envolvimento em uma organização criminosa foi preso nesta sexta-feira (05) pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal). O mandado de prisão foi cumprido em São Paulo, e o indivíduo é apontado como líder de uma quadrilha responsável por fraudar o Nubank em mais de R$80.000,00 no início do ano passado.
De acordo com as investigações, o suspeito também é vinculado a golpes semelhantes contra o mesmo banco nos estados de Goiás e São Paulo. O modus operandi do grupo consistia em transferir saldos de contas a conhecidos/terceiros e, em seguida, registrar boletins de ocorrência falsos, alegando que seus celulares haviam sido furtados e que criminosos teriam subtraído os valores das contas do banco digital.
Posteriormente, os membros da organização solicitavam ao banco a devolução dos valores, obtendo ilicitamente o estorno. Os golpes foram aplicados nos municípios de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante e Monte Alegre. Após a execução dos crimes, o mentor do grupo deixou o Rio Grande do Norte e fugiu para São Paulo, seu estado de origem.
Na primeira fase da operação, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra os integrantes do grupo. O homem preso foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça. Além da detenção, a justiça determinou o bloqueio do valor do ilícito nas contas do investigado.