Em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (21), O Ministério da Justiça autorizou a utilização da Força Penal Nacional para reforçar a segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Oeste Potiguar. A Força Penal Nacionalvem para ajudar nas ações geraiss de segurança que estão buscando dois fugitivos do presídio.
Leia também:
Fugitivos do presídio de Mossoró: buscas continuam em Baraúnas
A Força Penal reúne profissionais da área vão atuar na segurança no entorno da penitenciária por 60 dias e fazer um treinamento de segurança com os agentes. Ela foi criada em novembro de 2023. Além da Força Penal, a Força Nacional que é composta por policiais e bombeiros militares, além de policiais civis e peritos virá ao Rio Grande do Norte. A equipe irá atuar na força-tarefa das buscas nos próximos dias.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Segundo informações dos agentes de segurança, Rogério e Deibson usaram pedaços de ferro para retirarem as luminárias das celas para conseguir fugir do presídio. Eles estavam em celas individuais, mas próximas. Há a hipótese de que os ferros podem ter sido retirados da estrutura do local, de mesas ou concreto. A polícia também trabalha com a hipótese de que eles podem ter usado uma mistura de papel higiênico com sabonete para camuflar os buracos feitos.
A fuga da dupla é a primeira de um presídio de segurança máxima no Brasil desde a criação do sistema.