Os municípios do Rio Grande do Norte participam da Semana Estadual de Combate à Dengue, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em entrevista, Maria Elisa Garcia, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado, compartilhou informações sobre as estratégias adotadas para enfrentar essa ameaça à saúde pública.
“Natal já decretou emergência devido ao aumento de casos de dengue. Como está a situação em outros municípios potiguares?” foi a pergunta que deu início à conversa. Maria respondeu, “Na verdade, esse problema está no Brasil todo. Estamos em plena semana de trabalho efetivo, com todos os municípios engajados. Graças a Deus, o Rio Grande do Norte teve uma grande adesão dos municípios. O Dia D foi um marco, com atividades em todos eles visando a conscientização da população.”
Quando questionada sobre as estratégias além da prevenção, Maria Elisa enfatizou a importância do trabalho intersetorial e da participação popular. “O poder público sozinho não consegue combater eficazmente a dengue. A população precisa se envolver e se engajar. Mesmo ações simples, como eliminar água parada, são cruciais para prevenir a proliferação do mosquito,” afirmou.
Sobre a vacinação contra a dengue, que recentemente se tornou disponível em 19 municípios do estado, a presidente a do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado comentou a baixa procura e a necessidade de conscientização. “A vacina, por ser um recurso novo e em quantidade limitada, está sendo direcionada principalmente para crianças de 10 a 14 anos em municípios com mais de 100.000 habitantes. É essencial que as famílias reconheçam o valor dessa imunização e participem da campanha de vacinação.”
Além do combate à dengue, o Conselho está organizando o 16º congresso de prefeituras e secretarias de saúde do Rio Grande do Norte, previsto para maio. “O congresso celebrará os 35 anos do COSEMS/RN e discutirá formas de fortalecer o SUS em nosso estado, com a presença de autoridades de saúde de todo o Brasil,” destacou Maria Elisa.
Encerrando a entrevista, Maria Elisa Garcia reforçou o convite para o congresso e agradeceu a oportunidade de compartilhar as iniciativas em curso para proteger a saúde dos potiguares. O evento promete ser um marco na saúde pública do estado, reunindo gestores, profissionais de saúde e acadêmicos em prol de um SUS mais forte e resiliente no Rio Grande do Norte.