Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Servidoras do DF passam a ter direito a licença menstrual remunerada

A partir desta quarta-feira (6), servidoras públicas do Distrito Federal que sofrem com dores intensas durante o período menstrual passam a ter direito a licença de até 3 dias, a cada mês, do trabalho.

O afastamento está previsto na Lei Complementar 1.032/2024, promulgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, e foi incluído na legislação que rege os servidores públicos civis, das autarquias e das fundações públicas locais.

Pela lei, a licença é concedida após ser atestada por um médico do trabalho ou ocupacional. As funcionárias não terão desconto salarial.

Para a maioria das mulheres, os sintomas do período menstrual são de intensidade leve a mediana. Estima-se que para aproximadamente 15% delas a menstruação apresenta sintomas graves, como dores abdominais, fortes cólicas, endometriose e enxaqueca, que afetam o desempenho profissional.

Autor da lei, o deputado distrital Max Maciel (PSOL) ressalta que a nova norma vem para acolher essa parcela da população. O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aprovar licença menstrual remunerada, segundo a assessoria do parlamentar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atualmente, não existe lei nacional a respeito do tema. No Pará, projeto semelhante foi analisado, mas acabou vetado pelo governo estadual.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Natal

O Procon Natal, em operação conjunta com a Vigilância Sanitária, realizou vistorias em estabelecimentos comerciais da capital entre os dias 13 e 17 de...

Saúde

Natal se destacou no Dia D da Campanha de Multivacinação, realizado no último sábado (18), com mais de 7 mil doses aplicadas, liderando o...

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte suspeita por intoxicação de metanol no estado após...

Saúde

O último domingo (19) foi de emoção e gratidão para o adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos. Em um vídeo publicado...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO