Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Chuvas no RS

RS amanhece com geada e temperaturas abaixo de 10ºC

Foto: Divulgação/Governo RS

O Rio Grande do Sul amanheceu gelado nesta quarta-feira (15). Assim como previsto pela MetSul, o ar de origem polar avançou sobre o estado e fez os termômetros baixarem a 10ºC na maioria das cidades, provocando geadas em áreas sob enchentes. Na região da Campanha e na fronteira com o Uruguai, a temperatura chegou a 1ºC.

O frio deve ser ainda maior durante a madrugada, já que o tempo aberto e vento mais calmo vão proporcionar um maior resfriamento noturno. A previsão é que as mínimas fiquem ao redor e abaixo de 5ºC nos municípios gaúchos durante a noite. Marcas abaixo de 0ºC, por sua vez, são esperadas nos Aparados da Serra.

Na quinta-feira (16), Porto Alegre deve ter mínimas entre 5ºC e 6ºC, caindo mais em áreas rurais. Já na Grande Porto Alegre, os termômetros devem registrar de 3ºC a 5ºC.

O cenário deve seguir o mesmo até sexta-feira (17), quando a nebulosidade voltará a aumentar, provocando chuvas no estado. Irá chover já pela manhã em alguns pontos, mas na maioria das regiões, da tarde para a noite. No fim de semana e no começo da próxima semana, os dias terão predomínio de sol e nuvens, com noites mais geladas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Cuidados durante o frio
Como muitos municípios permanecem ilhados no Rio Grande do Sul, autoridades alertam para o risco de hipotermia – quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C.– para aqueles que estiverem expostos e sem proteção. A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso.

Se a temperatura do corpo estiver entre os 33°C e os 35°C, aparecerão tremores leves e dormência nas mãos e nos pés. Entre 30ºC e 33ºC, os tremores passam a ser mais intensos, acompanhados de dificuldade de controlar os movimentos. Já abaixo dos 30ºC, há perda total dos membros, respiração comprometida e pupilas dilatadas.

O tratamento da hipotermia é aquecer o organismo imediatamente. Portanto, deve-se chamar uma ambulância, fornecer uma bebida quente, cobrir a pessoa com cobertores e mantas térmicas, principalmente nas extremidades, e retirar qualquer roupa molhada.

Apelo por doações
O Rio Grande do Sul, assim como organizações e voluntários, continua arrecadando doações. Em meio ao frio, são solicitados moletons, calças, toucas, meias e cobertores. Diversos pontos estão coletando os itens, que serão enviados ao estado via aérea. É o caso do Correios, que conta com mais de 10 mil agências espalhadas pelo Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: SBT News

Notícias relacionadas

Chuvas no RS

Neste sábado (18), o programa e também campanha “Dois Rios Grandes, Um Só Coração”, do Sistema Ponta Negra de Comunicação, mostrou mais uma vez...

Chuvas no RS

A população do Rio Grande do Sul fez um agradecimento através das redes sociais, as doações enviadas de Mossoró, Rio Grande do Norte. No...

Chuvas no RS

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou, por mais 30 dias, a atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul....

Chuvas no RS

Subiu para 155 o número de mortos após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO