Um atleta de kitesurf morreu no último sábado (15), enquanto fazia um mergulho em seu país Tonga, pequena ilha situada na Oceania. Jackson James Rice, de apenas 18 anos, iria disputar os jogos olímpicos em Paris e seria o primeiro representante do país em uma olimpíada.
Segundo o portal Sky News, James praticava mergulho livre e de acordo com seu pai, morreu após um “suposto apagão em águas rasas” . Seu corpo foi encontrado no fundo do mar por outros mergulhadores.
James, conhecido popularmente como JJ, nasceu nos Estados Unidos, porém cresceu com sua família em Ha’apai, conjunto de ilhas em Tonga. Naturalizado tongonês, ele representou o país durante vários anos em competições de kitesurf.
Ele havia retornado recentemente a Ha’apai depois de competir no “2024 Formula Kite World Championships” em Hyères, no sul da França. Praticante da modalidade desde muito novo, JJ treinou na Itália, como preparação para os Jogos Olímpicos.
O kitesurfe entrará como um dos esportes estreantes nas Olimpíadas. Na modalidade, atletas usam prancha e uma pipa grande para deslizar sobre a água, em uma mistura de mistura surfe, windsurfe e wakeboard.