Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Dia do pescador: atividade corresponde a 34,3% do PIB da agropecuária potiguar

Foto: Arquivo SAPE.

Neste sábado (29) o Dia do Pescador é celebrado em todo o Brasil, e no Rio Grande do Norte, onde ações concretas são realizadas em prol desta atividade que corresponde a 34,3% do PIB da agropecuária potiguar, de acordo com dados de 2022 do IBGE.

Nos últimos dois anos, diversas ações têm impactado positivamente a pesca artesanal no RN. Com atuação em mais de 43 municípios e mais de 50 colônias e associações do setor produtivo da Pesca Artesanal contempladas, diversas atividades de fortalecimento deste ecossistema têm sido colocadas em prática.

As atividades aquícolas do RN são diversas e têm possibilitado que homens e mulheres tenham renda e contribuam com o desenvolvimento econômico. Segundo Luisa Medeiros, subsecretária de pesca e aquicultura da Sape/RN, o apoio do Governo tem sido essencial para a categoria. “É salutar destacar que as demandas dos pescadores estão inseridas nas agendas de políticas públicas do atual governo, o que garante incremento econômico com responsabilidade ambiental”, explica.

Foto: Arquivo SAPE.

Desde o último ano, a Subsecretaria de Pesca e Aquicultura da Sape/RN ainda realizou a entrega de mais de 4.500 kits de pesca no litoral e no interior, o que impulsiona a atividade da pesca artesanal e profissionaliza o trabalho das pessoas que vivem da pesca. A equipe ainda foi a responsável pela distribuição de kits de informática para 30 colônias de pescadores, objetivando a modernização e o aumento da eficiência do trabalho realizado.

Segundo o pescador e blogueiro Simário Morais de Caiçara do Norte, litoral norte do estado, a pesca tem grande importância na economia do RN e na vida das famílias que vivem do pescado.  Há 12 anos ele trabalha direto com a pesca e tem muitas histórias para contar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Hoje pelo menos 80% da população de Caiçara do Norte vive da pesca, a importância da pesca em nosso município é enorme e faz a economia avançar porque boa parte vive do comércio, e isso gera renda. Toda família aqui tem pelo menos de dois a três pescadores. Meu pai é aposentado mas ainda vive da pesca. É preciso que o comércio e o nosso trabalho seja cada vez mais valorizado”, disse Simário para a redação do Ponta Negra News.

Ranchos de Pesca

Na próxima segunda-feira (1º), a titular do Ministério da Gestão e Inovação, Esther Dweck, cumpre agenda em Natal e, entre os seus compromissos, está a assinatura de Termo de Autorização do Uso Sustentável (TAUS) para as comunidades pesqueiras da Redinha e de Ponta Negra. Graças a essa iniciativa, dois terrenos da União serão repassados para a Colônia de Pescadores de Natal e a Sape/RN será responsável pela construção de Ranchos de Pesca, que beneficiarão 500 pescadores.

“Os ranchos são importantes espaços de trabalho para os pescadores, uma vez que permitem o armazenamento dos instrumentos de trabalho dos pescadores e de beneficiamento do que for pescado na região”, explica Guilherme Saldanha. “Esses espaços também servirão para dar visibilidade ao trabalho das pessoas que vivem da pesca, já que nem sempre recebem o reconhecimento devido. Além disso, a exemplo de outras cidades, os ranchos têm potencial para se tornarem pontos turísticos”, complementa Luisa.sape

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dia do pescador e celebrado com café da manha em Caraúbas

Um café da manhã na beira da praia de Caraúbas comemorou o dia do pescador neste sábado, 29 de junho. O dia do pescador é celebrado no mesmo dia de São Pedro porque essa era a atividade dele.

Foto: APC Cabo de São Roque.

A confraternização foi organizada pela Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque como uma forma de agradecimento aos pescadores pela parceria na preservação das tartarugas marinhas e do meio ambiente.

“Foi uma ideia que se iniciou há 8 anos pra comemorar o dia do pescador, que é um grande parceiro da nossa atividade, do nosso monitoramento. É uma forma de agradecê-los por todo apoio, parceria e pela relação de amizade e confiança que foi construída ao longo de todos esses anos com o projeto Tartarugas ao Mar”, disse o biólogo Lucas Pinheiro, presidente da APC Cabo de São Roque.

Sobre a APC Cabo de São Roque

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque (APC Cabo de São Roque) tem sede em Maxaranguape e trabalha desde 2016 junto à comunidade para a proteção das tartarugas marinhas e do ambiente costeiro da região.

 

Notícias relacionadas

Economia

O custo da construção no RN teve alta de 0,88% em setembro, em relação a agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (9) pelo IBGE....

Política

O Ministro Mauro Vieira manteve contato telefônico nesta quinta-feira (9) com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em seguimento ao diálogo...

Economia

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou de -0,11% em agosto para 0,48% em setembro, segundo dados divulgados hoje (9) pelo IBGE. O...

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte registrou 150.621 pessoas trabalhando em outro município em 2022, segundo o Censo Demográfico divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (9)....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO