Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições

Eleições 2024: eleitores já podem realizar cadastro para mesário. Saiba como participar

Foto: Tania Rego/ABr

Os eleitores do Rio Grande do Norte interessados em ser mesário voluntário e participar de forma ativa das eleições municipais de 2024. Qualquer eleitora ou eleitor maior de 18 anos e com a situação regular na Justiça Eleitoral pode realizar o cadastro.

Leia também:
Lei Seca já prendeu 220 condutores por embriaguez ao volante em 2024

O 1º turno do pleito acontece no dia 6 de outubro e, o 2º, ocorre no dia 27 do mesmo mês, se necessário.

Saiba como se voluntariar:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Pelo e-Título – Para fazer a inscrição como mesário voluntário pelo e-Título, basta acessar o aplicativo, clicar em “Mais Opções” e, em seguida, em “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Canal do Mesário – Já para realizar a inscrição por meio do Canal do Mesário, página exclusiva que reúne todas as informações sobre a função, é preciso acessar o portal e clicar em “Quero ser mesário” e ir até o final da página, na seção “Como ser mesária ou mesário”. Depois, clique em cima do seu estado no mapa. Assim, você será redirecionado para preencher uma ficha on-line diretamente no site do TRE da sua localidade.

Cartório eleitoral – Outra opção é entrar em contato com o cartório eleitoral em que você está cadastrado como eleitora ou eleitor. Consulte as informações de contato na página do TRE do seu estado.
Vale lembrar que só é possível se candidatar a mesária ou mesário voluntário para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Após a inscrição, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, o cartório fará a convocação.

Quem não pode se inscrever

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os eleitores que não podem se inscrever para participar das eleições como mesários, são os candidatos, candidatas e respectivos cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos ou federações com função executiva; autoridades públicas; agentes policiais; ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo; pessoas pertencentes ao serviço eleitoral; e menores de 18 anos de idade.

Notícias relacionadas

Política

O Instituto Consult divulgou, nesta sexta-feira (19), a pesquisa contratada pelo Sistema Ponta Negra sobre o cenário da disputa eleitoral para a Prefeitura de...

Política

A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, começa a valer uma série de proibições aos candidatos – sobretudo aos...

Política

O prefeito da cidade de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), foi o entrevistado da apresentadora Micarla de Sousa no Jornal do Dia...

Política

“Não há briga, nem problema. Tenho sentimento de gratidão”. Essas foram as palavras de Salatiel de Sousa (PL), pré-candidato a prefeito de Parnamirim, sobre...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO