“Essa condição deve permanecer até meados de agosto, quando teremos a diminuição das chuvas. E os ventos devem continuar até meados de outubro e início de novembro”, explicou o coordenador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, sobre a sensação mais fria nos últimos dias em Natal, capital potiguar, e outras regiões.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Recentemente, as temperaturas registradas em Natal variaram entre 21ºC e 29ºC, enquanto em cidades serranas, como Martins e Serra de Santana, os termômetros marcaram entre 17ºC e 18ºC durante a madrugada e início da manhã. Bistrot destacou que a combinação de dias nublados e noites claras favorece a perda radiativa, fazendo com que o calor armazenado na superfície se dissipe, resultando em temperaturas mais baixas.
Esse fenômeno, considerado normal para esta época do ano, é uma consequência do inverno e dos ventos mais fortes do que o habitual, causados pela alta pressão no Atlântico Sul, conforme explicado pelo coordenador da Emparn.