Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Praia de Areia Preta tem melhora no índice de balneabilidade após fiscalização

Foto: Semurb

Dois meses após vistoria realizada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, identificar índice de coliformes fecais na água 90 vezes acima do limite, o boletin do Programa Água Azul apontou que, pela quarta semana consecutiva, a praia tem apresentado melhora nos padrões de balneabilidade.

Leia também:
Condomínios serão autuados por lançamento de esgoto em praia de Natal

Em ação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), três empreendimentos foram autuados por lançarem efluentes na rede de drenagem. Um deles, inclusive, foi flagrado despejando esgoto in natura para drenagem.

Com a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis, iniciada no mês de junho, a autuação dos infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a Praia, e o trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário realizado pela Caern, contribuíram para diminuição dos níveis de coliformes em Areia Preta.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Antes das vistorias, os níveis chegaram a 9200 NMP/100 mL. Após as medidas implementadas, caíram para 70 NMP/100 mL no boletim do dia 11/07, em seguida 111 NMP/100 mL (18/07), 690 NMP/100 mL (25/07). E por fim, no último boletim do Programa Água Azul, divulgado no sábado (3), para 50 NMP/100 mL.

Sobre os índices

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.

O “Água Azul” faz a coleta e realiza a classificação das praias de todo o Estado, com base na quantidade de coliformes encontrados nas amostras de água semanalmente.

“A maior queda nos níveis foi registrada na semana da autuação, indicando que as ações foram eficazes e imediatas. Até o momento, foram vistoriados oito imóveis na Silvio Pedroza, dos quais dois foram autuados por descarte irregular de efluentes”, relata o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita ressalta que o trabalho conjunto visa garantir a qualidade das águas e a segurança dos banhistas. “Essa ação conjunta e contínua demonstra o compromisso do poder público com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores e frequentadores das praias de Natal, principalmente, no combate ao descarte irregular que acaba descendo para nossas praias. A ação está atualmente concentrada em Areia Preta e Ponta Negra, todavia irá também ocorrer em outras praias da capital”, diz.

Notícias relacionadas

Cidades

A Praia de Areia Preta permanece própria para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (23) pelo Programa Água...

Cidades

Uma criança de 3 anos se afogou na manhã deste sábado (24) na Praia do Forte, Zona Leste de Natal. Segundo o pai da...

Polícia

O corpo de um homem identificado como Lucas Menezes Cândido da Silva, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (22) com cinco...

Cidades

A pequena Ana Laura, de apenas quatro anos, realizou um sonho na tarde desta quarta-feira (21): conhecer o mar. O sonho parecia algo distante...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO