A praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, voltou a apresentar a formação da chamada “Língua Negra” na terça-feira (20). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a formação, no entanto, não está relacionada ao lançamento de esgoto.
Leia também:
Praia de Areia Preta volta a ser considerada própria para banho
Uma equipe de fiscalização ambiental esteve na manhã desta quarta-feira (21) no local e constatou que não há indícios de lançamento irregular, confirmando que a drenagem atual não contribui para a chegada de esgoto à praia.
A secretaria esclarece que, após as chuvas que ocorreram em Natal, nos dois últimos dias, é natural que a água precipitada ao lavar as ruas da cidade, transporte os resíduos acumulados na superfície para as áreas mais baixas, como partículas de asfalto, pneus, óleos, entre outros, que são levados pela água para a rede de drenagem e podem resultar na formação de “efluentes de cor escura”.
“Desde o início do processo de investigação da bacia de contribuição de drenagem que deságua na praia, a fiscalização ambiental detectou apenas uma ocorrência de lançamento de esgoto, relacionada a um condomínio de luxo, na Avenida Governador Silvio Pedrosa, que foi prontamente corrigida”, afirmou o órgão em nota.