O Grupo Carmin fez uma apresentação surpresa de “A Invenção do Nordeste” no último domingo (25), na Casa da Ribeira. A apresentação única marcou a entrada do ator José Neto Barbosa na peça e foi um sucesso de público, lotando todo o espaço.
“Dentre os nove estados que compõem a região Nordeste, como seria possível definir uma única identidade que representasse a pluralidade cultural dessa região?”, questiona Quitéria Kelly, fundadora do Carmin e diretora da peça.
A obra aborda o surgimento e a trajetória histórica da região Nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. Motivada por reações xenófobas, manifestadas na internet durante as eleições de 2014, a atriz Quitéria Kelly encontrou, na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, um ponto de partida para refletir sobre as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro: “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”.
Durante a pesquisa, o Grupo Carmin mergulhou nos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão reducionista do Nordeste brasileiro. A partir daí, Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma autoficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores nordestinos na disputa pelo papel de um personagem nordestino. Durante a preparação, a identidade nordestina entra em cheque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?
“A Invenção do Nordeste” é um dos espetáculos mais premiados do Rio Grande do Norte. Na lista de honrarias: Prêmio Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural, Questão de Crítica de 2019.
Ator José Neto Barbosa estreou na peça
A peça, que vem rodando o Brasil desde 2017, teve uma novidade: a estreia do ator José Neto Barbosa, famoso por seu solo “A Mulher Monstro”, na obra. “É um privilégio estar junto ao Carmin, depois de uma década me dedicando aos monólogos nos palcos. Estou muito grato por poder trabalhar em um espetáculo que marca a história do teatro brasileiro e que levanta questões tão importantes, como a xenofobia”, disse José Neto, ator e diretor da S.E.M. Cia de Teatro.
Sinopse
Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores foram para a final e o diretor teve sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletiram sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobriram que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.
Ficha técnica
ELENCO: Henrique Fontes, Rafa Guedes e José Neto Barbosa.
DRAMATURGIA: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
DIREÇÃO: Quitéria Kelly
DESENHO DE LUZ E DRAMATURGIA AUDIOVISUAL: Pedro Fiuza
DIREÇÃO DE ARTE E CENOGRAFIA: Mathieu Duvignaud
FIGURINO: Quitéria Kelly
MÚSICA ORIGINAL: Gabriel Souto e Toni Gregório
CONSULTORIA DE PESQUISA: Durval Muniz de Albuquerque Júnior
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO E DIREÇÃO DE PALCO: Daniel Torres
OPERAÇÃO DE LUZ E CENOTECNIA: Anderson Galdino
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Wender Gomes – POSS Comunicação