A rede social X, antigo Twitter, começou a ficar indisponível para vários usuários no Brasil no início da madrugada deste sábado (31). O ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a suspensão da plataforma após a rede não indicar um representante oficial no país.
Segundo o site especializado Downdetector, que registra queixas com canais digitais, houve um pico de reclamações de falha à 0h13. Usuários relataram problemas para acessar a plataforma de dispositivos móveis e website.
Alexandra de Moraes determinou “a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento” da rede social em território nacional na noite de sexta-feira (30), e impôs multa diária de R$ 50 mil a pessoas e empresas que usem métodos tecnológicos para burlar o bloqueio do X no Brasil, com o uso, por exemplo, de VPN.
Segundo a decisão do ministro, o X de Elon Musk deve ficar fora do ar até que as ordens judiciais emitidas pelo STF sejam cumpridas, as multas — que já somam R$ 18,3 milhões — pagas e a empresa indique um representante no Brasil, como pede o Código Civil brasileiro.
Também ontem, a Anatel informou em nota ter sido intimada pelo STF e disse estar “dando cumprimento às determinações” da decisão.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital), que reúne Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar Telecom e Sercomtel, informou por meio de nota que as empresas de telecom “cumprirão decisões judiciais aplicáveis às suas redes” e que “não há informação sobre o horário de cumprimento”.
O SBT News apurou que o acesso à rede social por meio da rede móvel de alguma dessas operadoras já não é mais possível. De acordo com a decisão judicial, a plataforma deve estar totalmente inacessível no Brasil até as 17h deste sábado (31).