A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) anunciou que, a partir do próximo sábado (28), o esquema de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de 5 anos será alterado. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a tradicional Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”, será substituída pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada de forma injetável.
Leia também:
Campanha do CRCRN incentiva doação de sangue e oferece desconto na corrida Volta Contábil
Com o novo protocolo, o esquema vacinal para crianças será composto por três doses da VIP, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Além disso, haverá um reforço com a VIP aos 15 meses, respeitando um intervalo de seis meses após a última dose. Antes da mudança, o esquema incluía três doses da VIP e duas de reforço com a vacina oral.
Crianças que já receberam a dose de reforço com a vacina oral devem tomar um reforço adicional com a injetável, respeitando o intervalo de 30 dias. Aqueles com o esquema completo, incluindo as duas doses de reforço com a vacina oral, não precisam ser vacinados novamente.
A vacinação contra a poliomielite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Pontos extras de vacinação também funcionam nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode causar paralisia irreversível. Com uma cobertura vacinal de 83% no município, o objetivo é alcançar a meta de 95% de imunização, estabelecida pelo Ministério da Saúde, especialmente diante do risco de reintrodução do vírus em países turísticos como o Brasil.