A nova onda de calor de 2024, que começou nessa segunda-feira (23), deve fazer com que capitais do Centro-Oeste e Sudeste registrem novos recordes de calor nesta semana. Dessas capitais, ao menos cinco vão atingir temperaturas inéditas.
De acordo com a Climatempo, os recordes devem ser registrados em três capitais do Sudeste e em duas do Centro-Oeste.
Sudeste
A cidade de São Paulo pode ficar um pouco mais quente nesta quarta-feira (25). Além disso, há possibilidade de um novo recorde de calor para este ano na capital paulista, com temperatura chegando a 36°C.
Já no Rio de Janeiro, a temperatura pode atingir a marca dos 39°C nesta quinta-feira (26), com sol o dia todo e sem nuvens no céu.
Em Belo Horizonte, os termômetros podem marcar a máxima de 34°C na próxima sexta-feira (27). A sensação térmica poderá ser de 36°C na capital mineira.
Centro-Oeste
Em Campo Grande (MS), esta quarta-feira pode ser marcada por calor intenso. Os termômetros da capital sul-mato-grossense podem atingir 39°C.
Em Brasília, o novo recorde de calor também será nesta quarta, com temperatura máxima de 34°C, dia ensolarado e com aumento de nuvens a partir da tarde, porém sem previsão de chuva.
Segundo a Climatempo, a sétima onda de calor que se estabelece no país nestes primeiros dias da primavera de 2024 deve continuar até a próxima sexta (27). Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser as mais afetadas, como revela o gráfico abaixo.