A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para o resgate de brasileiros no Líbano decolou de Lisboa, Portugal, na noite de sábado (5) rumo ao Brasil. O avião precisou fazer uma escala no país para reabastecimento, mas seguiu viagem com destino à Base Aérea de São Paulo. A previsão de pouso é às 9h30 deste domingo (6).
A viagem foi autorizada no início da semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é resgatar e repatriar os brasileiros presentes no território libanês – que virou palco de mais um conflito intenso entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Ao todo, 3 mil dos cerca de 20 mil brasileiros que vivem no Líbano fizeram o pedido de regresso.
Segundo a FAB, 229 brasileiros e três animais foram resgatados neste primeiro voo, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas, doentes e pessoas com deficiência. A previsão é que novos voos sejam autorizados pelo governo brasileiro nos próximos dias, podendo resgatar até 500 brasileiros por semana.
