Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Justiça invalida licença de construção em área de preservação permanente em Tibau do Sul (RN)

Justiça decreta prisão preventiva de mulher de 22 anos suspeita de tentar matar bebê de 3 meses em Parnamirim; caso envolve violência doméstica.
Foto: Divulgação

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a decisão que declarou inválida uma licença de construção concedida pela Prefeitura de Tibau do Sul (RN) a uma empresa imobiliária. A empresa havia iniciado a construção de um empreendimento em uma Área de Preservação Permanente (APP) na praia de Pipa, mas a sentença, originária da 2ª Vara da Comarca de Goianinha, determinou a anulação do alvará.

Leia também:
Ex-policial penal é condenado a 8 anos de prisão e perde cargo público no RN

O processo aponta que, em 2012, a Prefeitura concedeu a licença para edificações em uma área de aproximadamente 2.300 m² na faixa costeira de Pipa. No entanto, ao analisar o caso, a desembargadora Sandra Elali destacou que a competência para o licenciamento de obras em APPs pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), conforme definido pela Lei nº 12.651/2012, que estabelece o Novo Código Florestal Brasileiro.

As APPs são áreas protegidas que têm a função de preservar recursos hídricos, a biodiversidade e o bem-estar das populações, entre outros fatores ambientais. Além disso, a Lei Complementar nº 140/2011 determina que o licenciamento ambiental para empreendimentos em áreas como essa é responsabilidade da União.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante o julgamento, foram apresentadas provas, incluindo um laudo técnico, que confirmaram que a construção estava inserida em uma APP, a menos de 100 metros de uma falésia, o que caracteriza degradação ambiental significativa. O Tribunal considerou que, além de usurpar a competência do IBAMA, a obra causou danos ambientais, exigindo medidas de recuperação da área afetada.

Com isso, a Justiça manteve a decisão que anulou o alvará de construção e reforçou a necessidade de proteger a área de preservação permanente.

Notícias relacionadas

Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do proprietário e de locatários de um imóvel em Natal (RN) por danos ambientais causados em...

Natal

A Prefeitura de Natal apresentou nesta terça-feira (26) projetos para requalificação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e concepção do Parque Linear Municipal em Capim...

Cidades

A Câmara Municipal de Parnamirim realiza, nesta terça-feira (8), às 16h, uma audiência pública para discutir os procedimentos de poda e manejo fitossanitário do...

Sem categoria

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação da empresa Madeiro Beach Hotel Bar e Restaurantes e da empresária responsável pelo estabelecimento por manterem,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO