A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do governo federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 12h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira (11) com 211 resgatados, incluindo 12 crianças de colo.
Leia também:
Terceiro voo da FAB com repatriados vindos do Líbano chega ao Brasil
Este é o quarto voo de repatriação, e, com isso, chega a 885 o número total de pessoas já repatriadas pelo governo brasileiro desde que foi iniciada a operação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, há uma semana. Está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). O pouso está programado para a manhã de sábado (12).
As viagens foram autorizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é resgatar e repatriar os brasileiros presentes no território libanês – que virou palco de mais um conflito intenso entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Segundo o governo, dos 20 mil brasileiros no Líbano, 3 mil já fizeram a solicitação de regresso.
A primeira escala da operação pousou no Brasil no último domingo, 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Lula, que reforçou que o país fará todos os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.
Na terça-feira, uma nova escala da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais três animais domésticos. Na quinta, uma terceira escala chegou ao Brasil com 218 passageiros e cinco pets.
SBT News