A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, informou no começo da manhã desta segunda-feira (14) que 537 mil clientes continuam sem luz, três dias depois dos temporais que atingiram cidades do estado.
Segundo a Enel, 354 mil destes clientes vivem na capital, 36,9 mil em Cotia, 32,7 mil em Taboão da Serra e 28,1 mil em São Bernardo do Campo. Até agora, 1,5 milhão tiveram o serviço normalizado.
Prazo da Aneel
No começo da noite de domingo (13), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou um prazo de 60 dias para que a Enel explique sobre a falha na distribuição de energia e as medidas para restabelecer o serviço na região metropolitana de São Paulo.
Representantes da agência também afirmaram que a Enel não cumpre o plano de controle para enfrentar eventos climáticos extremos e não destinou equipes suficientes para realizar reparos após as chuvas.
Falta de agentes
A fornecedora de energia não alcançou o número de 2.500 agentes previstos em seu plano de contingência, com apenas 1.700 em atuando até este domingo.
Pressão na Aneel
Em outra frente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu um até esta segunda-feira (14) para que a Aneel tenha um plano de contingência para restabelecer a energia em São Paulo. Uma estratégia deverá ser apresentada e a retomada deve ainda contar com apoio de outras concessionárias.
Troca de acusações
A falta de luz em São Paulo virou um motivo para troca de acusações entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB) – que tenta a reeleição – e o ministro Silveira.
Fonte: SBT NEWS.