Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Condomínio é autuado em Natal por lançamento de esgoto em via pública

Foto: Semurb

Um condomínio residencial, localizado no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, foi autuado na segunda-feira (21), pela fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) por lançar esgoto na via pública. Foi aplicada multa diária de R$10 mil, até que o problema seja solucionado.

Leia também:
Avião da FAB cai na Base Aérea de Natal. Piloto se ejetou antes da queda

A infração foi identificada por meio de denúncia na noite do último domingo (20), e a equipe esteve no local para averiguar a ocorrência nesta segunda (21). Ao chegar ao condomínio, os fiscais identificaram sinais evidentes de escoamento de efluentes na área externa, incluindo marcas no asfalto, passeio público, muro e na parte interna da propriedade.

“Durante a fiscalização, foi identificado que o Sistema Interno de Esgotamento Sanitário (SIES) do condomínio, composto por uma fossa, filtro e 25 sumidouros, apresentava problemas de extravasamento. Os efluentes também têm causado a formação de uma lagoa permanente em uma área pública próxima, agravando o impacto ambiental”, relata a supervisora de fiscalização de água e solo (SPASO) da Semurb, Rejane Alves.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda segundo informações da supervisora da SPASO, o problema ocorre porque a capacidade do sistema de tratamento já não é suficiente para a vazão do condomínio, que atinge cerca de 126.000 litros por dia. E diante das irregularidades, a Semurb emitiu Auto de Infração Ambiental.

“Os responsáveis foram intimados a adotar, no prazo de 24 horas, algumas providências, entre elas contratar uma empresa licenciada para realizar os serviços de controle e eliminação do extravasamento de esgoto dos tanques sépticos e sumidouros para a via pública, até que seja implementada uma solução definitiva. Bem como enviar os comprovantes da destinação correta dos efluentes, incluindo o contrato de prestação de serviço e a licença da empresa imunizadora”, acrescenta Rejane.

Caso as medidas não sejam adotadas dentro do prazo estipulado, a multa diária permanecerá aplicada até que a infração seja totalmente resolvida. Além disso, os responsáveis devem comparecer à Semurb no dia 24 de outubro de 2024, para a celebração de um Termo de Comparecimento e Audiência, referente à resolução definitiva do problema.

Denúncias

A Semurb reforça que cidadãos que queiram denunciar infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Cinco motoristas foram presos durante fiscalização da Lei Seca realizada na noite do sábado (22) e início da madrugada deste domingo (23), nas cidades...

Polícia

Um motociclista por aplicativo de 44 anos, foi flagrado conduzindo a motocicleta sob efeito de álcool e transportando um passageiro na madrugada desta quinta-feira...

Polícia

A fiscalização da Operação Lei Seca, que aconteceu na noite da sexta-feira (01), na cidade de João Câmara, resultou na autuação de 44 condutores....

Polícia

A Operação Lei Seca prendeu três condutores e autuou outros 21 por misturarem álcool e direção, na noite dessa sexta-feira (9) e início da...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO