O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Emater-RN, lançará nesta sexta-feira (29), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Quilombola. A cerimônia acontecerá no auditório da Governadoria, integrando as atividades do Dia da Consciência Negra.
Leia também:
ALRN aprova 27 matérias, incluindo revisão salarial de servidores da FUERN
O programa, com recursos do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destina R$ 2 milhões exclusivamente para atender as 39 comunidades quilombolas do estado, distribuídas em 27 municípios. No total, o PAA conta com R$ 3,47 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar.
A iniciativa beneficiará cerca de 1.600 famílias quilombolas, que receberão alimentos como macaxeira, batata-doce, feijão, frutas, hortaliças, bolos, tapioca e farinha. Cada família receberá, em média, 11 kits ao longo de seis meses. Em algumas localidades, as comunidades também serão fornecedoras dos produtos.
De acordo com Lígia Lima, coordenadora de mercados da Emater-RN, as entregas começarão em janeiro, com distribuição diretamente nas comunidades e em escolas que atendem estudantes quilombolas. “Os alimentos serão adquiridos de agricultores e quilombolas locais, fortalecendo a economia e a segurança alimentar desses povos tradicionais”, destacou.