A Justiça do Rio Grande do Norte condenou Igor Pereira dos Santos Sátiro, de 20 anos, e Luís Phillipe Siqueira dos Santos, de 21, a penas superiores a 20 anos de prisão em regime fechado pela morte da enfermeira Soraia Sátiro, tia de Igor. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (9) pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal.
Leia também:
“Me arrependo de todas as coisas”: Igor Sátiro envia cartas para a família e fala sobre arrependimento
Igor Pereira dos Santos Sátiro, de 20 anos, foi condenado a uma pena definitiva de 21 anos e 27 dias de reclusão pela morte da tia Soraia Sátiro, Já o amigo dele, Luís Phillipe Siqueira dos Santos, 21, foi condenado a 20 anos e 10 meses em regime fechado.
Igor, que foi condenado a 21 anos e 27 dias de reclusão, recebeu pena maior devido ao agravante de convivência doméstica, pois morava na casa da vítima, além das consequências trágicas para a família.
Ambos foram condenados pelos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e por roubo qualificado.
Relembre o caso
Igor e o amigo, Luís Phillipe Siqueira dos Santos, foram até a residência de Soraia na tarde da sexta-feira, dia 12 de maio de 2024, para transferir o dinheiro que ela tinha na conta para Igor. O sobrinho da enfermeira tinha em seu celular uma foto da agenda da tia com os números de senhas do banco e número do CPF de Soraia.
A filha de Soraia a encontrou morta no banheiro da residência por volta das 23h com sinais de violência.
Imagens de câmeras de segurança mostram Luís Phillipe entrando e saindo da casa de Soraia com uma faca na mão. O jovem nega que tenha matado a enfermeira. Já Igor atribui as facadas ao amigo.
A Polícia Civil não identificou até o momento quem seria de fato o autor dos golpes. Igor e Luís Phillipe foram indiciados por latrocínio.
Prisão do Sobrinho
Igor foi preso no dia 17 de julho no bairro Vila Nova Manchester, Zona Leste de São Paulo, em uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de São Paulo. Ele fugiu para a capital paulista no dia posterior ao crime.
Antes da fuga, na sexta-feira em que Soraia foi morta, o jovem foi ao shopping fazer compras, convidou um amigo para jantar e participou de uma festa de aniversário em um bar.
Arrependimento
Em carta enviada para o pai e para a avó em agosto de 2024, Igor disse estar arrependido dos erros que cometeu. O jovem relatou ainda que tem passado por dificuldades, mas que não tem interesse em pedir ajuda e que busca por perdão.
Para a avó, ele falou sobre os princípios cristãos da família e afirmou que sente que “uma grande vitória de Deus pela frente”. O jovem ainda pediu para a avó enviar roupas, lençóis, manta e destaca que, dentre os pedidos, o mais importante é uma Bíblia. “Preciso de uma Bíblia de estudo e aplicação pessoal”, descreve.
Leia um trecho da carta endereçada para a avó:
“Peço desculpas ao Senhor e a todos, mas só o Senhor pode me ajudar. Sabe que estou falando a verdade. Deus está comigo e todos os dias estou ficando bem e sinto uma grande vitória de Deus pela frente e está próxima”, escreveu.
Veja um trecho da carta enviada para o pai:
“Saiba que, independente de qualquer coisa, te amo muito, sei dos meus erros, de cada um deles, mas tudo mudou, me arrependo de todas as coisas e quero seguir meus sonhos. Estou com Deus, fui batizado e estou seguindo firme depois de tudo que Deus tem me mostrado. Peço perdão de coração (…). Estou passando por diversas dificuldades, mas não estou aqui para pedir ajuda, mas sim pedindo seu perdão”, disse.
Igor Sátiro está preso no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos, no estado de São Paulo, e não há previsão de quando ou se será recambiado para o Rio Grande do Norte.