Cidades

Fortaleza dos Reis Magos tem nova política de cobrança de ingressos. Moradores de Natal são isentos

Foto: Acervo Assecom/FJA

A partir do dia 1º de fevereiro, visitantes de outros estados brasileiros e dos municípios do Rio Grande do Norte, com exceção dos residentes da capital potiguar, pagarão uma tarifa de R$ 10 para visitação à Fortaleza dos Reis Magos. A Portaria nº 16/2025 com as novas regras foi publicada no Diário Oficial do Estado do RN no último sábado (25).

Leia também:
“Alagamento temporário”, diz secretário sobre novo alagamento em Ponta Negra após conclusão da obra de engorda

Monumento histórico, arquitetônico e cultural mais antigo do Rio Grande do Norte, datado de 1628, a Fortaleza dos Reis Magos (também denominado ‘Forte’), tem média mensal de aproximadamente cinco mil visitantes, entre turistas e população potiguar. Considerando a importância do equipamento cultural para a compreensão da História do município de Natal, o Governo do RN, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação José Augusto, estabeleceu gratuidade para os moradores de Natal que comprovarem residência. Estudantes de escolas públicas de todo o Estado continuam com o benefício da isenção, bem como guias de turismo regionais credenciados pelo Cadastur.

“A iniciativa busca equilibrar a democratização do acesso ao equipamento com a sustentabilidade financeira e a valorização do patrimônio histórico e cultural”, conforme destaca Gilson Matias, diretor da Fundação José Augusto (FJA). Com cobrança estabelecida há um ano, os valores arrecadados são destinados à manutenção e melhoria do espaço e seus acervos. A Fortaleza dos Reis Magos é um dos principais atrativos turísticos do Estado, sendo visitada por moradores locais e turistas de diversas partes do país e do mundo. Para agendamento de escolas e outros grupos, pessoas interessadas devem entrar em contato com a Fundação José Augusto por meio dos endereços eletrônicos: gabinete@fja.rn.gov.br e gabinete.fja@gmail.com.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para acessar o monumento, crianças devem estar acompanhadas por responsáveis, e documentos comprobatórios serão exigidos para a obtenção de descontos ou gratuidade, exceto para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para efeito de comprovante no endereço, caso o documento não seja no nome da pessoa que deseja acessar o museu, a mesma deverá comprovar vínculo de filiação/parentesco ou outro com documento de identidade e/ou cópia da folha de rosto de contrato de locação de imóvel. O novo regulamento reforça o compromisso da gestão estadual em preservar e valorizar o patrimônio cultural potiguar, garantindo sua acessibilidade e permanência para as futuras gerações.

Horários de funcionamento

O monumento continuará abrindo ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 16h e permanecerá fechado nos dias 1º de janeiro (Ano Novo), 25 de dezembro (Natal) e em dias de eleições gerais, conforme legislação eleitoral vigente. Todos os casos excepcionais serão comunicados previamente.

Preço dos ingressos

O ingresso para a visitação custará R$ 10,00, com descontos e gratuidades em situações específicas:

  •  Gratuidade: acesso livre será concedido aos moradores de Natal (mediante comprovante de residência) e aos guias de turismo credenciados pelo CADASTUR, que estejam acompanhando grupos de visitantes.
  •  Meia-entrada: o benefício será oferecido, conforme legislação, para estudantes, professores, idosos, crianças acima de 12 anos, pessoas com deficiência, doadores de sangue e medula óssea, e jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Notícias relacionadas

Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou em votação nesta quarta-feira (22) o pedido de urgência para o projeto de resolução...

Política

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa no país europeu após decisão...

Natal

A campanha de redução do ITIV, laudêmio e taxas cartorárias lançada pela Prefeitura do Natal vem apresentando resultados expressivos. Em 32 dias de vigência,...

Brasil

A votação dos destaques ao projeto de lei complementar PLP 168/2025, que busca amenizar os impactos do “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile