Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cultura

FIART comemora 30 anos com programação diversificada até o dia 2 de fevereiro

Foto: Raiane Miranda/Assecom

A FIART 2025 já começou e segue até o dia 2 de fevereiro no Centro de Convenções de Natal. O evento reúne expositores de seis países – Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia – e artesãos de todo o Brasil, além de oferecer ao público uma programação cultural diversificada.

Durante a abertura, nesta segunda-feira (27), a governadora Fátima Bezerra destacou a relevância do evento para a cultura e a economia do estado. “A FIART não apenas celebra o talento dos nossos artesãos e artesãs, mas também fortalece as raízes da nossa identidade cultural e impulsiona a economia criativa”, afirmou a governadora.

“Este evento é muito mais do que uma feira, é uma celebração da alma do povo potiguar, do talento inigualável das nossas artesãs e artesãos, e da força transformadora da cultura como instrumento de inclusão social e desenvolvimento econômico”, afirmou a chefe do executivo estadual.

Fátima comemorou, ainda, a sanção da lei que reconhece a feira como Patrimônio Cultural Imaterial do nosso Estado. “Essa é mais uma conquista que reforça o nosso compromisso com a valorização do que é nosso”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre as novidades da feira estão um Museu Interativo, uma Loja Conceito do Artesanato e uma Mostra de Arte e Cultura. O evento também contou com um show nacional do cantor e compositor Chico César, realizado na noite da abertura.

Para Alerte Silva, expositora do Seridó, a FIART é uma oportunidade importante para valorizar o artesanato potiguar. “Estar aqui significa mais do que vender peças, é mostrar a força da nossa cultura e tradição para o Brasil e o mundo.”

O público também destacou a diversidade e a riqueza cultural do evento. “É impressionante ver tantos produtos e histórias reunidos em um só lugar. A feira é uma vitrine da identidade brasileira”, comentou o visitante João Silva.

Segundo Neiwaldo Guedes, idealizador e organizador da FIART, a expectativa é movimentar cerca de R$ 6 milhões em negócios. “O evento se consolida como uma plataforma para artesãos, dando visibilidade ao talento e à criatividade, enquanto reforça a economia criativa e cultural do Rio Grande do Norte.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O protagonismo das mulheres no artesanato foi destacado pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. Em todo o Brasil, são mais de 8 milhões de artesãos cadastrados, dos quais 77% são mulheres. “Esse não é um acontecimento qualquer, porque o artesanato não é apenas uma atividade individual, não é apenas um lazer, não é apenas uma atividade que transforma a natureza O artesanato é realizado por mãos, por conhecimentos próprios da vida das pessoas que lapidam a natureza. Portanto, este evento é um exemplo para o Brasil”.

Para o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire, “a feira é uma importante ação para o desenvolvimento do artesanato, do turismo e da cultura do Rio Grande do Norte. Parabenizo o governo do Rio Grande do Norte pela realização desta grande feira e por este momento especial, que celebra as 30 edições da FIART. Desejo a todos uma excelente feira e reafirmo o compromisso do Banco do Nordeste com o trabalho e a presença em iniciativas como esta”.

Além dos estandes, o Festival FIART Cultural apresenta grupos de parafolclore, literatura de cordel, bandas potiguares e dançarinos, totalizando mais de 300 artistas envolvidos.

HORÁRIO

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A FIART acontece diariamente, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com ingressos disponíveis na bilheteria local.

Além dos já citados, a abertura da Fiart contou com a presença de Íris Oliveira, secretaria da Sethas; Solange Portela, titular da Setur; Gilson Matias, diretor da FJA; o deputado federal Fernando Mineiro; os deputados estaduais Hermano Morais e Francisco do PT; Ivanildinho, prefeito de Timbaúba dos Batistas, os vereadores de Natal Samanda Alves, Daniel Valença e Pedro Henrique; Nina Souza, secretária do trabalho e assistência social, representando a prefeitura de Natal; Marcelo Queiroz, presidente da Fecomercio, Jaqueline Costa, superintendente dos Correios; Ana Maria Sperandio, superintendente do Banco do Brasil; Caio Maia Figueiredo, superintendente Regional Nordeste do INSS, e Eduardo Gatto, presidente do sistema OCERN.

Notícias relacionadas

Cidades

Dois feriados vão modificar o horário de funcionamento do comércio em Natal. Para que lojistas e consumidores planejem suas atividades e compras, a Câmara...

Cidades

A Prefeitura do Natal dará início, nesta sexta-feira (11), ao seu primeiro pregão corporativo com a publicação do edital nº 24.025/2025, que tem como...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu uma ocorrência de princípio de afogamento na Praia do Meio, nesta quinta-feira...

Política

O helicóptero Potiguar 02 acabou de pousar em Natal com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou mal durante a caravana da Rota 22 no...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO