Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

BRAVA ENERGIA lança documentário inédito sobre o projeto Atlanta

Foto: Divulgação

A BRAVA Energia lançou, na sexta-feira (14), o documentário Conquistando Atlanta, que narra os desafios superados pela companhia, desde que assumiu a operação do Campo de Atlanta até o início da produção do Sistema Definitivo de produção, em dezembro de 2024. O projeto é o primeiro e único de produção de petróleo em águas profundas executado por uma empresa independente brasileira desde a fase inicial.

O curta-metragem acompanha cada etapa do projeto, como a fabricação, o transporte, o recebimento e a instalação de equipamentos subsea de última geração, a adequação do novo FPSO Atlanta até a instalação e produção do 1º óleo, a 185 km da costa do Rio de Janeiro. Com filmagens em Dubai, Reino Unido, Noruega, EUA e diferentes regiões do Brasil, o documentário inclui depoimentos inéditos de especialistas da indústria, colaboradores da BRAVA e fornecedores, que oferecem uma visão real dos desafios do dia a dia de um projeto como Atlanta. Foram mais de 30 depoimentos capturados e 2 anos de filmagens a bordo, aéreas, submarinas, terrestres e timelapses, incluindo a jornada da plataforma do Oceano Índico ao Atlântico.

“A produção desse documentário é uma importante realização para todos que se dedicaram tanto a este projeto e uma oportunidade para que o público em geral tenha acesso e compreenda a magnitude do empreendimento. A execução do projeto Atlanta e a entrega do primeiro óleo significam o começo de uma nova e promissora etapa para nossa Companhia”, afirma o CEO da BRAVA, Décio Oddone.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O primeiro grande desafio de Atlanta foram as condições do próprio campo: o reservatório com um grande volume de petróleo pesado, de 14° API, localizado a cerca de 1550 metros de lâmina d´água e abaixo de 800 metros de uma camada de arenito com porosidade quase no limite físico entre rocha e areia.

O diretor de Operações Offshore da BRAVA, Carlos Mastrangelo, destaca: “A realização deste filme consolida uma memória importante da história do óleo e gás brasileiro. Colhemos depoimentos que trazem uma visão inédita de backstage e do engajamento das equipes envolvidas, evidenciando o orgulho de todos na superação de toda a complexidade técnica. Registrar e comunicar adequadamente todas as etapas de um megaprojeto são atividades necessárias para contribuir para o sucesso. Este filme representa a visão individual dos seus participantes e a intenção da Brava em superar desafios entregando resultados.”

O filme também mostra que, na fase de adequação do FPSO Atlanta, a engenharia do projeto já considerou diversas maneiras de mitigar impactos ambientais e promover inovações tecnológicas.

Conquistando Atlanta revela as complexidades da construção naval, a integração de tecnologias de ponta e a gestão e parceria dos principais players da indústria mundial, oferecendo uma visão equilibrada sobre as oportunidades e os desafios que um megaprojeto de petróleo offshore representa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O documentário foi produzido em colaboração com a One Global Media, uma agência de comunicação integrada e produtora de filmes, com sede em Miami e profissionais espalhados nos EUA, Europa e Oriente Médio.

Notícias relacionadas

Educação

O Rio Grande do Norte está sendo representado na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, pelo projeto The World of Arduino,...

Brasil

A Netflix anunciou nessa sexta-feira (17) o lançamento do documentário “Caso Eloá: Refém ao Vivo”, que vai relembrar o assassinato da jovem Eloá Cristina...

TV Ponta Negra

A cultura do Nordeste ganha destaque na série documental “SerTão Baião”, uma produção da Inquieta Filmes que faz um mergulho profundo nas origens do...

Educação

O maranhense radicado em Natal, Artur Martins Garcez, teve o projeto “Sandálias de couro” pré-selecionado para o Prêmio Nacional Educador Transformador, em sua 3ª...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO