Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

BRAVA ENERGIA lança documentário inédito sobre o projeto Atlanta

Foto: Divulgação

A BRAVA Energia lançou, na sexta-feira (14), o documentário Conquistando Atlanta, que narra os desafios superados pela companhia, desde que assumiu a operação do Campo de Atlanta até o início da produção do Sistema Definitivo de produção, em dezembro de 2024. O projeto é o primeiro e único de produção de petróleo em águas profundas executado por uma empresa independente brasileira desde a fase inicial.

O curta-metragem acompanha cada etapa do projeto, como a fabricação, o transporte, o recebimento e a instalação de equipamentos subsea de última geração, a adequação do novo FPSO Atlanta até a instalação e produção do 1º óleo, a 185 km da costa do Rio de Janeiro. Com filmagens em Dubai, Reino Unido, Noruega, EUA e diferentes regiões do Brasil, o documentário inclui depoimentos inéditos de especialistas da indústria, colaboradores da BRAVA e fornecedores, que oferecem uma visão real dos desafios do dia a dia de um projeto como Atlanta. Foram mais de 30 depoimentos capturados e 2 anos de filmagens a bordo, aéreas, submarinas, terrestres e timelapses, incluindo a jornada da plataforma do Oceano Índico ao Atlântico.

“A produção desse documentário é uma importante realização para todos que se dedicaram tanto a este projeto e uma oportunidade para que o público em geral tenha acesso e compreenda a magnitude do empreendimento. A execução do projeto Atlanta e a entrega do primeiro óleo significam o começo de uma nova e promissora etapa para nossa Companhia”, afirma o CEO da BRAVA, Décio Oddone.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O primeiro grande desafio de Atlanta foram as condições do próprio campo: o reservatório com um grande volume de petróleo pesado, de 14° API, localizado a cerca de 1550 metros de lâmina d´água e abaixo de 800 metros de uma camada de arenito com porosidade quase no limite físico entre rocha e areia.

O diretor de Operações Offshore da BRAVA, Carlos Mastrangelo, destaca: “A realização deste filme consolida uma memória importante da história do óleo e gás brasileiro. Colhemos depoimentos que trazem uma visão inédita de backstage e do engajamento das equipes envolvidas, evidenciando o orgulho de todos na superação de toda a complexidade técnica. Registrar e comunicar adequadamente todas as etapas de um megaprojeto são atividades necessárias para contribuir para o sucesso. Este filme representa a visão individual dos seus participantes e a intenção da Brava em superar desafios entregando resultados.”

O filme também mostra que, na fase de adequação do FPSO Atlanta, a engenharia do projeto já considerou diversas maneiras de mitigar impactos ambientais e promover inovações tecnológicas.

Conquistando Atlanta revela as complexidades da construção naval, a integração de tecnologias de ponta e a gestão e parceria dos principais players da indústria mundial, oferecendo uma visão equilibrada sobre as oportunidades e os desafios que um megaprojeto de petróleo offshore representa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O documentário foi produzido em colaboração com a One Global Media, uma agência de comunicação integrada e produtora de filmes, com sede em Miami e profissionais espalhados nos EUA, Europa e Oriente Médio.

Notícias relacionadas

Cidades

Estão abertas as inscrições para a primeira pós-graduação do Brasil em energia eólica offshore. O curso, uma especialização lato sensu com duração de 14 meses, é...

Cidades

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (29/08), que a bandeira tarifária que estará em vigor em setembro é a vermelha...

Cidades

Os incidentes provocados por pipas na rede elétrica causaram interrupção no fornecimento de energia para quase 28 mil imóveis no Rio Grande do Norte...

Cidades

Em pouco mais de um mês de vigência, a nova regra de concessão de descontos nas contas de energia para pessoas de baixa renda...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO