O presidente Lula e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, inauguraram nesta quarta-feira (19) a Barragem Oiticica, localizada na comunidade de Nova Barra, em Jucurutu (RN). A solenidade aconteceu em uma data simbólica para o sertanejo: o Dia de São José, padroeiro das chuvas.
Leia também:
Comunidade rural de Mossoró registra acumulado de chuvas de mais de 200 milímetros na primeira quinzena de março
Com uma capacidade de 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a barragem se torna o segundo maior reservatório do estado e integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco. A estrutura vai beneficiar 43 municípios e mais de 330 mil pessoas, garantindo abastecimento de água, viabilizando a produção agrícola irrigada, perenizando o rio Piranhas/Açu e auxiliando no controle de enchentes na região.
Nova adutora para o Agreste Potiguar
Durante a cerimônia, o presidente Lula também assinou a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar, um projeto fundamental para reforçar o abastecimento de 14 municípios do estado que sofrem com a escassez hídrica e a limitação dos sistemas atuais.
Entre os municípios que serão atendidos pela nova adutora estão Santa Cruz, Nova Cruz, Canguaretama e Tangará, além de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, importantes polos turísticos do Agreste Potiguar.
