O Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM), em Apodi,está oferecendo cirurgias ortopédicas neste primeiro semestre de 2025. O funcionamento desse novo serviço é fruto de investimento inicial de R$ 550 mil do Governo do Estado, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) juntamente com a direção do hospital.
Dentre as melhorias, estão a aquisição de um novo gerador, foco cirúrgico, raio-x móvel, salas equipadas e estruturas limpas e conservadas, além da disponibilização de uma equipe de profissionais capacitados e experientes.
Inicialmente, o foco é nas cirurgias de mão, em especial nas relacionadas ao tratamento da síndrome do túnel do carpo, uma doença limitante, que muitas vezes impede as pessoas de trabalharem. Os procedimentos serão realizados em forma de mutirão ortopédico, sendo exclusivamente regulados por meio do sistema Regula Cirurgia da Sesap, de modo a atender pacientes de vários municípios do RN. A Sesap ampliará gradualmente a oferta de cirurgias ortopédicas na unidade, garantindo um atendimento completo à população.
“Beneficiaremos de forma direta os pacientes de mais de trinta municípios que assistimos em cirurgias, assim como os usuários do SUS das cidades circunvizinhas que necessitam se deslocar para Natal ou Assu para fazer esses tipos de cirurgia ortopédica. Com o novo serviço, fortaleceremos ainda mais o processo de regionalização”, destacou a diretora geral do HRHMM, Raquel Gurgel.
Como resultado do fortalecimento do Hospital Regional de Apodi, foram realizadas 662 cirurgias eletivas em 2024. “Potencializamos nossa resolutividade nesse serviço, contando com equipes de profissionais que se revezam em duas salas cirúrgicas bem equipadas, para a execução dos procedimentos com qualidade e segurança para os pacientes”, ressaltou a diretora administrativa da unidade, Gilvaneide Holanda.
