A Secretaria de Estado da Saúde Pública soltou uma nota oficial a respeito do falecimento do recém-nascido, ocorrida em Caicó neste domingo (23). De acordo com a Sesap havia leito neonatal disponível na rede SUS e a transferência do paciente não pôde ser feita por falta de condições clínicas, o que impediu o SAMU de conduzir a criança até Mossoró.
Conforme a nota, o pedido de leito foi registrado no sistema de regulação pelo Hospital do Seridó, da gestão municipal, no início da manhã e a vaga foi confirmada em Mossoró no início da tarde. Neste período, o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, da rede Sesap, também cooperou com a assistência ao paciente, enviando equipamentos para a unidade onde ele estava internado.
De acordo com a Sesap, processo de regulação, que antes do aceite em Mossoró passou por outros quatro hospitais, será apurado em um processo administrativo interno acompanhado pela gestão da Sesap.
A Sesap destaca ainda que, nos anos recentes, investiu na abertura de novos leitos neonatais, tanto de UTI como de cuidados intermediários, ampliando a cobertura em todo o estado. Assim, a regulação de leitos não registra fila para a assistência neonatal.
No final da nota, a Secretaria de Saúde lamentou a perda e solidariza-se com todos os familiares da criança e se coloca à disposição para a assistência necessária.
