Delegações da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão novamente na Arábia Saudita, nesta segunda-feira (24), para debater um possível cessar-fogo na Ucrânia. O encontro acontece um dia após reunião entre representantes norte-americanos e ucranianos, que continuam tentando chegar a um acordo de paz justa e duradoura com Moscou.
Segundo a Casa Branca, o objetivo é finalizar os detalhes do acordo de cessar-fogo limitado, no qual a Rússia aceitou suspender os ataques contra infraestruturas energéticas na Ucrânia. Depois, as delegações iniciarão as negociações para um cessar-fogo marítimo no Mar Negro – segundo passo para o fim oficial dos combates.
A ideia é que o diálogo caminhe para um acordo de cessar-fogo permanente na Ucrânia. No domingo (23), o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, Steve Witkoff, disse estar otimista para que a trégua “saia do papel”. O Kremlin, no entanto, afastou a ideia de uma resolução rápida, dizendo que “negociações difíceis” estão por vir.
Na última semana, Moscou afirmou que cogitará uma trégua permanente apenas se a Ucrânia parar de receber ajuda militar estrangeira, bem como o fornecimento de inteligência. A questão, contudo, ainda não chegou a ser debatida.
