A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) anunciou, nesta quinta-feira (27), o fim da paralisação iniciada no mesmo dia devido ao descumprimento no repasse de salários atrasados por parte da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN). A decisão de retomar os serviços foi tomada após um novo acordo formalizado entre a categoria e a pasta, garantindo que a ordem bancária para o pagamento dos profissionais fosse realizada ainda hoje.
Leia também:
Médicos plantonistas da rede estadual realizam paralisação em protesto por descumprimento de acordo
Com isso, a previsão é de que os anestesiologistas recebam os salários até a próxima segunda-feira (31). A Coopmed/RN também destacou que o compromisso previamente estabelecido com a Sesap, referente aos repasses nos dias 10 e 20 de cada mês, continua válido.
A paralisação afetaria diretamente o atendimento em importantes unidades de saúde do estado, como os hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Macaíba, São José, João Machado e Giselda Trigueiro. Os serviços impactados abrangiam diversas especialidades médicas, incluindo clínica médica, obstetrícia, neonatologia, infectologia, cirurgia geral, ortopedia e cirurgia vascular.
Segundo a Coopmed/RN, os médicos anestesiologistas estavam há pelo menos três meses sem receber seus salários, período que, segundo a categoria, costuma ser o mínimo para a deflagração de uma paralisação.
Com o novo acordo, os serviços voltam à normalidade nas unidades de saúde afetadas.
