Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Elefante Sandro é alvo de disputa entre promotoria, entidades e Prefeitura de Sorocaba

Foto: SBT News

Um gigante que fica pequeno perto da briga judicial que envolve ele. De um lado está a Prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo. Do outro, estão entidades dos direitos dos animais, junto ao Ministério Público do Estado. A discussão entre as partes é antiga quando o assunto é a permanência do elefante Sandro no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Em 2022, o MP ajuizou uma ação civil pública para que Sandro seja transferido para o Santuário de Elefantes, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Atualmente lá vivem cinco elefantas resgatadas. O documento de três anos atrás alegava que o recinto, em que ainda hoje vive o animal, não tinha espaço suficiente para que o mamífero de grande porte viva de forma saudável.

Em abril de 2022, a Justiça negou a transferência do Sandro baseada no argumento de que o transporte podia trazer riscos à saúde dele, por conta da idade avançada. Recentemente, o Tribunal de Justiça solicitou uma nova perícia para determinar as condições de saúde do elefante e voltar a debater o que seria melhor para ele: viver no zoo ou no santuário.

Mais de 50 anos
Sandro tem mais de 50 anos e vive há 40 no Quinzinho de Barros. Até 2020, ele tinha uma companheira, a Haisa. Com a morte dela, aumentaram as preocupações sobre o bem-estar emocional do bicho.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O biólogo Caio Fernandes acredita que outros fatores precisam ser levados em consideração para a decisão de transferir ou não o Sandro, como a adaptação dele a um novo lugar depois de tanto tempo.

“Como ele é o primeiro macho a chegar ao santuário, então a gente não sabe qual vai ser a atitude que ele vai tomar e que as fêmeas vão tomar também. A gente não faz ideia do que possa acontecer, se vale todo esse estresse”, argumenta.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher baleada em posto de gasolina em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, segue internada em estado grave na Unidade de Terapia...

Justiça

O STF mantém decisão que torna o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) réu em ação penal por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A...

Brasil

O ministro Edson Fachin assume a presidência do STF nesta segunda-feira (29), sucedendo Luís Roberto Barroso e com Alexandre de Moraes como vice-presidente. A...

Política

Um padrasto de 51 anos foi indiciado pela Polícia Civil do Paraná por abuso de enteada por 22 anos, além de cárcere privado e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO