Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Celular Seguro: saiba como ativar alerta em caso de roubo ou furto

Foto: Pixabay/ Reprodução

O governo federal lança, na sexta-feira (4), uma nova funcionalidade do aplicativo Celular Seguro que promete facilitar o bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou perdidos. Além de impedir que o dispositivo seja utilizado por criminosos, o sistema também notificará possíveis compradores sobre a restrição do aparelho.

Leia também:
“Celular Seguro”: programa vai enviar alertas via WhatsApp a quem comprar celular roubado

Com a nova atualização, quem estiver com um celular fruto de roubo ou furto vai receber um alerta quando o novo chip ou linha telefônica for habilitada.

Como usar

O Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e App Store (iOS). O login é realizado via conta Gov.br. Após acessar a plataforma, o usuário pode cadastrar pessoas de confiança e registrar o número do celular.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ao cadastrar uma pessoa de confiança, ela poderá visualizar o dispositivo em seu perfil e registrar uma ocorrência caso o dono do celular não consiga fazê-lo. Já o registro do telefone exige que a linha esteja vinculada ao CPF do usuário – caso contrário, o alerta não será emitido.

Emissão de alerta

Se o celular for roubado, perdido ou furtado, a vítima ou um contato de confiança pode emitir um alerta pelo aplicativo ou site. Basta selecionar o número do aparelho na aba “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança” e clicar no botão “Alerta”. É necessário informar o que aconteceu, quando e onde o incidente ocorreu.

Após o registro, o app compartilha automaticamente os dados com operadoras de telefonia e instituições financeiras, permitindo o bloqueio do aparelho e de serviços bancários vinculados ao número.

Aviso ao Ministério da Justiça

Caso o celular com restrições seja ativado por outra pessoa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública será notificado, reforçando a segurança e inibindo o uso de dispositivos roubados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o governo, o Celular Seguro busca reduzir a revenda de aparelhos ilegais e oferecer mais proteção aos usuários. A recomendação é que todos baixem o app e realizem o cadastro preventivo para agilizar possíveis bloqueios.

SBT News

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, na manhã desta sexta-feira (25), uma mulher condenada por roubo no município de Macaíba, na...

Polícia

O Rio Grande do Norte registrou a terceira menor quantidade de veículos roubados entre os estados do Nordeste no primeiro trimestre de 2025. De...

Polícia

Um homem de 23 anos, suspeito da prática dos crimes de associação criminosa e roubo foi preso na última terça-feira (14), no Bairro Cidade...

Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (20), um alerta de perigo para chuvas intensas em Natal e em todo o estado...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO