Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Fim da reeleição: PEC avança no Senado

Foto: Marcos Oliveira

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos começou a tramitar no Senado. O texto foi lido nesta quarta-feira (23), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e sua votação ficou marcada para o próximo dia 7 de maio, após pedido de vista coletivo.

Leia também:
Novo Código Eleitoral deve reforçar autonomia partidária, afirma Senado

Mandatos maiores e eleições unificadas

A PEC traz mudanças significativas no sistema eleitoral brasileiro. A principal delas é o fim da reeleição, mas também estão previstos outros ajustes. Entre eles, a ampliação dos mandatos do Executivo — que passariam de 4 para 5 anos — incluindo vereadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Além disso, a proposta unifica as eleições em um único ano, encerrando o ciclo atual de votações a cada dois anos. Para que isso seja viável, prefeitos e vereadores eleitos em 2028 cumpririam um mandato excepcional de 6 anos. Após esse período, os mandatos seguirão o novo padrão, sem possibilidade de reeleição para o cargo de prefeito.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Já os senadores passariam a ter mandatos de 10 anos, em vez dos 8 atuais. Contudo, uma emenda sugeriu reduzir esse prazo para 5 anos e diminuir o número de senadores por estado de três para dois. O relator rejeitou ambas as propostas, alegando ausência de consenso e necessidade de maior debate sobre o tema.

Transição até 2034 divide opiniões

A regra de transição também gerou debate. A PEC propõe que o fim da reeleição só comece a valer para os eleitos a partir de 2034. Alguns senadores defenderam a antecipação da medida já para 2026, mas essa sugestão ainda não encontrou apoio suficiente para alteração do texto.

Apesar das críticas à transição, nenhum senador se posicionou contra a essência da proposta na CCJ. O cenário indica um possível consenso no Senado quanto ao fim da reeleição, embora os detalhes da transição ainda estejam em discussão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa ao decidir, por unanimidade, que o uso de recursos não declarados em campanhas eleitorais pode gerar...

Política

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou nesta quinta-feira (5) que as críticas e tentativas de desgaste contra Flávio Bolsonaro...

Política

A CPI do Crime Organizado do Senado marcou para esta semana os depoimentos dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Rio de...

Política

A relação entre Lewandowski e o Banco Master voltou ao centro do debate político após declarações do ex-secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO