Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Composto presente no tomate pode ajudar a prevenir o ganho de peso, diz estudo

Foto: Freepik

Um dos pigmentos naturais responsáveis pela cor vermelha do tomate, o licopeno, pode também ser um aliado na luta contra a obesidade e na proteção do fígado. É o que revela um novo estudo apresentado nesta semana no American Physiology Summit 2025, o principal encontro anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS), em Baltimore, nos Estados Unidos.

Leia também:
Alimentos que são altamente tóxicos para cães e gatos: saiba o que evitar

Por definição, o licopeno é composto antioxidante e anti-inflamatório produzido por algumas plantas. Ele também é oferecido na forma de suplemento alimentar — embora sua eficácia e segurança como suplemento ainda não sejam avaliadas pela FDA (agência reguladora dos EUA) e nem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O estudo, conduzido com peixes-zebra, apontam que o licopeno melhora o funcionamento do fígado e acelera a degradação da gordura, ajudando a evitar o acúmulo de peso corporal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Este estudo é único porque estamos avaliando as interações entre tomates, estrogênios e mecanismos de prevenção da obesidade”, explica a bióloga Samantha St. Clair, PhD, professora assistente na Northern State University e autora principal da pesquisa.

Como o estudo foi feito?

Para avaliar os efeitos do licopeno, os pesquisadores alimentaram os peixes com diferentes combinações de dietas: normal, rica em gordura, e rica em gordura com suplementos de tomate, estrogênio ou licopeno.

Com isso, os peixes que receberam uma dieta rica em gordura combinada com extrato de tomate apresentaram melhor proteção contra o ganho de peso do que aqueles suplementados apenas com estrogênio.

Mais do que isso: os peixes alimentados com dieta rica em gordura, estrogênio e licopeno apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue do que os peixes alimentados com dieta normal, sugerindo uma melhora na capacidade do fígado de processar e degradar gordura.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

E o efeito foi rápido: em apenas uma semana, os pesquisadores já observaram mudanças significativas no metabolismo dos animais.

“Se uma intervenção de relativamente curto prazo ajustar o metabolismo para proteger contra o ganho de peso, isso implica que as pessoas poderiam fazer pequenos ajustes em sua dieta e ver benefícios em poucas semanas”, aponta St. Clair
Qual é a importância disso?
Embora o estudo ainda esteja em fase experimental e tenha sido feito com animais, ele reforça a importância de incluir alimentos ricos em compostos antioxidantes na alimentação diária.

No futuro, entender melhor o papel do licopeno e sua ação no organismo pode abrir caminhos para novas estratégias de prevenção e combate à obesidade — uma das maiores preocupações de saúde pública no mundo todo. Além disso, os cientistas planejam investigar se diferentes tipos de tomate — que variam em concentração de licopeno — produzem impactos distintos no metabolismo.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal se reuniram, nesta segunda-feira (8), com médicos e gestores dos hospitais contratualizados de prestação de...

Saúde

Setembro é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos, e no Rio Grande do Norte, a campanha “Super Humanos: Vidas que Doam...

Saúde

A Liga Contra o Câncer informou que as cirurgias eletivas de alta complexidade serão retomadas normalmente a partir desta terça-feira (9). A decisão ocorreu...

Política

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao STF nesta segunda-feira (8) autorização para a realização de um procedimento médico no próximo domingo (14)....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO