Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

INSS combate fraude: presidente detalha plano ao novo ministro

Mais de 2,3 milhões de aposentados já receberam devolução de descontos associativos indevidos. Prazo de adesão ao acordo segue aberto até novembro de 2025.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, apresentou neste domingo (4) ao novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, as primeiras medidas para reforçar o enfrentamento a fraudes contra aposentados e pensionistas. A reunião durou cerca de duas horas e ocorreu na sede do ministério, em Brasília.

Leia também:
Farra do INSS: PF investiga elo com crédito consignado

Waller detalhou ao ministro o plano de ressarcimento dos beneficiários vítimas de descontos indevidos realizados por entidades associativas fraudulentas. O esquema, revelado recentemente, motivou a articulação entre o INSS e outros órgãos do governo federal.

Segundo fontes ligadas à pasta, o INSS combate fraude com uma estratégia que prevê, inicialmente, a restituição direta aos prejudicados. Em seguida, o governo acionará a Justiça para responsabilizar e cobrar as empresas envolvidas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Antes da reunião com Waller, Wolney Queiroz se encontrou na sexta-feira (3) com o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. O objetivo foi alinhar a atuação conjunta no processo de ressarcimento.

Além disso, a nomeação de Waller, procurador federal e sem vínculos com o PDT, marca uma mudança de perfil na direção do INSS. Internamente, ele tem sido chamado de “xerife” por sua postura firme no combate a irregularidades.

Notícias relacionadas

Justiça

A Justiça Federal decidiu suspender todos os benefícios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A determinação foi proferida na noite de terça-feira (9) pelo juiz...

Brasil

A Renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação já está em vigor para motoristas que não registraram multas nos últimos 12 meses. A mudança...

Economia

O salário mínimo 2026 será de R$ 1.621, segundo confirmação do Ministério do Planejamento e Orçamento. O valor representa um reajuste de 6,68% sobre...

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO