A Argentina suspende frango do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada na sexta-feira (16) pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão sanitário argentino. A medida seguirá em vigor até que o Brasil comprove estar livre do vírus.
Leia também:
China suspende compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária
O anúncio aconteceu horas depois de decisões semelhantes tomadas pela China e pela União Europeia. Esses três importantes mercados optaram por barrar temporariamente a importação da carne de frango brasileira por, pelo menos, 60 dias.
Em nota oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma propriedade no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro foco da doença em aves comerciais no Brasil, embora o vírus já estivesse presente em aves silvestres desde 2023.
Além disso, o governo brasileiro notificou imediatamente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os parceiros comerciais sobre o caso. O Mapa destacou que, desde a década de 2000, o Brasil mantém vigilância ativa contra a doença, com treinamento de profissionais e ações de monitoramento constantes.
