Polícia reforça ação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro, neste sábado (17), após dois homens terem sido baleados durante confronto entre facções criminosas. O reforço no patrulhamento foi iniciado depois de relatos de moradores sobre a intensificação da violência na comunidade.
Leia também:
Tuta, líder do PCC, é preso na Bolívia pela Polícia Federal
De acordo com informações da Polícia Militar, os disparos ocorreram na noite da sexta-feira (16). José Paulo Francisco, de 38 anos, foi atingido e socorrido pelo Corpo de Bombeiros na Rua Correa de Oliveira, um dos principais acessos à favela. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. O estado de saúde ainda não foi divulgado.
Outro homem, que ainda não teve a identidade confirmada, também foi baleado. Ele foi levado para o Hospital Federal do Andaraí, também na zona Norte. As autoridades ainda investigam se os feridos estavam envolvidos nos conflitos ou se foram vítimas inocentes da violência.
Polícia reforça ação em meio a guerra de facções
O Morro dos Macacos é cenário constante de disputas territoriais entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Conforme relatos nas redes sociais, traficantes ligados ao Comando Vermelho avançaram sobre áreas anteriormente dominadas por rivais na noite do tiroteio.
A escalada da violência preocupa os moradores, que denunciam frequentes tiroteios e operações policiais intensas. A Secretaria de Estado de Polícia Militar afirma que ações preventivas e ostensivas serão mantidas por tempo indeterminado na região.
