O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que três novos países — Albânia, Namíbia e Índia — se juntaram à lista de nações que adotaram restrições à importação de carne de aves do Brasil. A decisão acontece em razão da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Leia também:
Gripe aviária: Idiarn reforça fiscalizações no Rio Grande do Norte
Esses países suspenderam as importações de todo o território nacional. Angola, por sua vez, restringiu apenas as compras originárias do estado gaúcho.
Com a inclusão desses países, a situação atual das exportações de carne de aves brasileiras está assim:
- Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
- Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.
O Mapa afirma que continua em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando todas as informações técnicas de forma ágil e transparente. As ações buscam garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada segura das exportações o quanto antes.
Nesta quinta-feira (22), teve início o período de 28 dias do chamado “vazio sanitário” na granja de Montenegro, onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do país. Se, ao final desse intervalo, não houver novos registros da doença, o Brasil poderá retomar as exportações de carne de aves.
O processo de desinfecção das máquinas e galpões da granja já foi concluído. A ação teve início no último domingo (19), logo após o abate das aves como medida de contenção da gripe aviária.
SBT News
