Diante da confirmação de dois casos de gripe aviária no Brasil, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) iniciou uma série de fiscalizações intensificadas. A ação visa prevenir a entrada da doença no estado, mesmo sem registros de casos suspeitos ou confirmados até esta terça-feira (20).
A medida faz parte do Programa Estadual de Sanidade Avícola, que monitora granjas comerciais, propriedades rurais e o trânsito de aves vivas e produtos avícolas. O objetivo é proteger a avicultura potiguar e evitar prejuízos econômicos e sanitários.
Fiscalizações são intensificadas para prevenir gripe aviária
Embora o estado não registre nenhum caso, o Idiarn, por meio de ações de vigilância ativa, está monitorando de forma mais rigorosa a movimentação de ovos férteis, aves e subprodutos.
O órgão reforçou as inspeções em granjas, especialmente nas regiões de maior densidade avícola. Técnicos treinados estão em campo para garantir que todas as medidas de biossegurança sejam cumpridas.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil do RN bloqueia mais de R$ 40 milhões em operações contra lavagem de dinheiro com cassinos on-line
