A Polícia Civil de São Paulo desativou, na quinta-feira (22), uma central de SMS usada em golpes digitais na capital paulista. A estação clandestina operava ilegalmente em um escritório localizado no Viaduto Santa Generosa, na região da Vila Mariana, zona sul da cidade.
Leia também:
Operação.40: Polícia captura chefe do tráfico foragido
Os agentes da 5ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) chegaram ao local após investigação detalhada. Embora não houvesse ninguém presente no momento da ação, a operação teve apoio da administradora do edifício.
No ambiente, os policiais encontraram dispositivos que simulavam uma Estação Rádio Base. Além disso, os equipamentos permitiam o envio massivo de mensagens SMS, utilizadas em possíveis fraudes. O funcionamento interferia diretamente na rede oficial de telecomunicações.
Entre os materiais apreendidos estavam uma antena de telecomunicações com cabos, um notebook com fontes e cabo de rede, uma fonte de energia e um gabinete de informática. Todo o conjunto foi encaminhado à perícia técnica.
Segundo os investigadores, o caso foi registrado como crime de instalação ou utilização clandestina de telecomunicações. Conforme o artigo 183 da Lei Geral de Telecomunicações, a prática pode resultar em pena de detenção e multa.
Embora a operação tenha sido bem-sucedida, as investigações continuam. O objetivo agora é identificar e prender os responsáveis pela central de SMS usada de forma ilícita.
