Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

SMS capacita profissionais para atendimento da esporotricose em Natal

Foto: SMS

Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou ações de capacitação sobre esporotricose em Natal. Os encontros atualizam profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) Planície das Mangueiras, Soledade II, Felipe Camarão II e Pajuçara — locais de referência para o atendimento a pacientes com suspeita da doença.

Leia também:
Huol realiza mutirão de vasectomia e postectomia até quarta (28)

A esporotricose é uma zoonose causada pelo fungo Sporothrix, comum em ambientes com matéria orgânica em decomposição. A transmissão ocorre principalmente por meio de arranhões, mordidas ou lambidas de gatos infectados. Nos felinos, a doença é severa, enquanto em humanos costuma apresentar formas clínicas leves, tratáveis na Atenção Primária à Saúde (APS).

Profissionais mais preparados salvam vidas

De acordo com Aguinaldo Araújo, coordenador da Estratégia de Saúde da Família, a capacitação visa alinhar os fluxos de atendimento. “Casos simples de esporotricose podem ser resolvidos nas próprias unidades. Com servidores preparados, fortalecemos a resolutividade da APS em Natal”, explicou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A infectologista Eveline Pipolo, do Instituto de Medicina Tropical (IMT-RN), ressalta a importância da identificação precoce. “Os sintomas se confundem com outras doenças. Por isso, é fundamental capacitar os profissionais da atenção básica”, destacou.

Em humanos, a doença causa lesões nos braços, pernas, rosto e mãos. Essas lesões começam como caroços vermelhos, que evoluem para feridas e nódulos dolorosos. A recomendação é procurar as USFs de referência diante desses sinais.

Já nos gatos, as lesões são ulceradas, com sangramentos e secreções, principalmente na face. Em 2025, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou 245 exames citológicos, dos quais 135 testaram positivo para a doença.

Segundo a veterinária Dalila Gurgel, a UVZ oferece atendimento e exames de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. “Nosso objetivo é tratar precocemente os animais e interromper a cadeia de transmissão”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),...

Natal

A Ferreira Costa será palco de um verdadeiro mergulho na história e nas memórias afetivas neste final de semana. Localizada na Av. Engenheiro Roberto...

Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal inicia, nesta sexta-feira (1º), a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, que seguirá até o dia 30 de...

Economia

A Prefeitura do Natal realiza, nesta quinta-feira (31), o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de julho. A medida representa uma...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO