Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Acordo em precatórios encerra processo histórico da UFRN

UFRN lança curso de Ciência de Dados com 30 vagas no Sisu 2026. Graduação forma profissionais para atuar com dados e IA.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Um acordo em precatórios firmado nesta sexta-feira (30) encerrou uma ação que tramitava há 34 anos na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. A conciliação envolveu o ADURN-Sindicato e a Procuradoria Geral Federal (PGF), e beneficiará 1.928 professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), incluindo herdeiros de docentes já falecidos.

Leia também:
Ação dos Precatórios: professores são convocados para entrega de documentos

O processo tratava da correção salarial referente aos Planos Bresser e Verão. A audiência de conciliação ocorreu no último dia da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Natal. O evento reuniu advogados, professores, familiares e contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

Justiça do Trabalho celebra acordo histórico

A vice-presidente do TRT-RN e coordenadora do Nupemec, desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti, presidiu a audiência. Ela destacou o valor simbólico e social do acordo. “Esse é um acordo histórico com muitos professores e professoras beneficiados. Alguns não estão mais entre nós, mas seus herdeiros receberão o que é de direito”, declarou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O reitor da UFRN também comemorou a decisão. “Muitos não acreditavam mais que esse processo teria solução. Agora, vamos oferecer todo o apoio para que o pagamento ocorra o mais rápido possível”, afirmou.

De acordo com a juíza Rachel Vilar, coordenadora do Cejusc Natal, a próxima etapa será a elaboração de um plano de ação. “Vamos organizar e conferir os valores a serem pagos aos professores que aderirem ao acordo homologado”, explicou.

Essa era a ação mais antiga em trâmite na Justiça do Trabalho potiguar. Cada beneficiado poderá optar pela adesão ao acordo individualmente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a área médica segue com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro e...

Educação

Um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a ser alvo de uma campanha organizada por estudantes que pedem sua...

Educação

O Sisu 2026 no RN vai disponibilizar 14,2 mil vagas em instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Norte. O número confirma...

Educação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a ofertar o curso de bacharelado em Ciência de Dados, vinculado ao Centro de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO