Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Congresso aprova exame toxicológico para novas CNHs A e B

O Detran do Rio Grande do Norte abriu inscrições para o Programa CNH Popular 2025. Serão mil vagas gratuitas
Foto: (depositphotos.com / rafapress)

O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (29), o projeto de lei que obriga o exame toxicológico para candidatos à primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis). A proposta, contida no PL 3965/21, passou pela Câmara dos Deputados após modificações no Senado e agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também:
Concurso TCU nível médio: inscrições abertas para 40 vagas

Antes da mudança, a obrigatoriedade valia apenas para condutores profissionais das categorias C, D e E, que dirigem veículos de carga, transporte coletivo ou caminhões. Com a nova regra, todos os novos motoristas precisarão passar pelo teste para obter a CNH provisória.

Como será realizado o exame

Os candidatos deverão realizar o exame em clínicas médicas credenciadas, como já ocorre com motoristas profissionais. O teste possui uma janela de detecção mínima de 90 dias e identifica substâncias psicoativas como:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Maconha (THC e derivados);

  • Cocaína e metabólitos;

  • Anfetaminas e metanfetaminas;

  • Opiáceos.

Embora o resultado do exame seja confidencial, um laudo positivo impedirá a emissão da CNH provisória. No entanto, o texto não estabelece penalidades criminais ou administrativas além da negativa na habilitação.

A medida visa ampliar a segurança no trânsito, especialmente entre novos condutores. Segundo especialistas, o uso de substâncias psicoativas aumenta significativamente o risco de acidentes.

Outras mudanças importantes no trânsito

Além da inclusão do exame toxicológico, o projeto também promoveu duas alterações relevantes:

  • CNH Social: O projeto reafirma a gratuidade da carteira de motorista para pessoas de baixa renda, utilizando recursos provenientes de multas de trânsito. Apenas inscritos no CadÚnico poderão se beneficiar do programa.

  • Transferência digital de veículos: A proposta estabelece a validade nacional de contratos digitais de compra e venda. Assim, todos os Detrans deverão aceitar transferências feitas exclusivamente por meio eletrônico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Circulam pela Câmara dos Deputados pelo menos três minutas de projetos de lei que propõem a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Os...

Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (23) que 20 milhões pagam IR mesmo sem ter renda para isso. Segundo ele, a...

Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) está orientando os condutores que estão prestes a concluir o período de um...

Natal

A 3ª edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil (CINDI) começou na última quinta-feira (14) e segue até sábado (16), no Centro de Convenções...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO