Com a chegada do Dia dos Namorados, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte fez um alerta importante à população: não aceite nem consuma presentes alimentícios recebidos de forma anônima. A recomendação partiu da delegada Manayra Monteiro, titular da Delegacia de Caicó (RN), diante da repetição de casos suspeitos envolvendo doces envenenados.
Leia também:
Sem ideia na hora de se declarar? Veja mensagens românticas para compartilhar com seu amor
“Estamos vendo uma repetição de padrão em crimes que envolvem o envio de doces envenenados com bilhetes românticos. A pessoa recebe o presente e, ao consumir o produto, pode ser levada à morte”, destacou a delegada em vídeo divulgado nas redes sociais.
Crimes em série e o efeito de repetição
A delegada chamou atenção para o chamado efeito “verter”, quando a ampla divulgação de um crime estimula a repetição do mesmo modus operandi por outras pessoas.
“Há um aumento nas buscas pelo nome da substância usada nesses envenenamentos. É um produto de fácil acesso, vendido pela internet, e os criminosos estão aproveitando a sensibilidade da data para atrair vítimas”, explicou.
Segundo Manayra, o Dia dos Namorados é uma data que torna as pessoas mais receptivas a gestos de carinho, o que aumenta a vulnerabilidade frente a tentativas de aproximação mal-intencionadas.
O que fazer se receber algo suspeito?
A orientação da Polícia Civil é não consumir nenhum produto alimentício de origem desconhecida, mesmo que venha com bilhetes amorosos ou em embalagens atrativas.
Caso receba um presente anônimo suspeito, a pessoa deve:
Conservar o produto intacto
Levar imediatamente à delegacia
Permitir que o item seja encaminhado à perícia
“Vamos identificar se há substância tóxica naquele doce ou alimento. Nosso objetivo é evitar que mais vítimas sejam feitas e garantir a responsabilização criminal dos envolvidos”, afirmou a delegada.
Veja o alerta
Ver essa foto no Instagram
