O novo valor poderá ser ainda menor em períodos de maior fluxo de veículos, o que representa uma conquista para os cerca de 80 mil motoristas que utilizam diariamente a via expressa.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. A Linha Amarela tem 20 quilômetros e conecta a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão, atravessando importantes bairros da zona norte carioca. A operação e a cobrança continuarão sob responsabilidade da Lamsa.
Entenda o impasse do pedágio na Linha Amarela
O acordo ainda depende de homologação pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. A nova tarifa representa uma redução de 5% em relação à atual e garante, segundo a Lamsa, a viabilidade da operação e manutenção da via, mesmo representando menos de 40% do valor previsto originalmente no contrato.
Além disso, o entendimento entre a prefeitura e a concessionária põe fim a todas as ações judiciais relacionadas à concessão.
O conflito teve início em 2019, quando, por ordem do então prefeito Marcelo Crivella, a prefeitura assumiu a administração da via à força. Na ocasião, agentes municipais retiraram funcionários da Lamsa e destruíram as cabines de pedágio.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. Contudo, no dia seguinte, a Justiça concedeu liminar permitindo que a concessionária retomasse o controle da operação. A partir de 2021, após audiência de conciliação conduzida pelo ministro Luiz Fux, o pedágio ficou fixado em R$ 4, até o acordo definitivo assinado nessa semana.