Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Meio Ambiente

IBAMA identifica pontos críticos de contaminação por óleo em praias de Extremoz

Foto: Divulgação/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) identificou, nesta quarta-feira (19), uma situação crítica de contaminação ambiental no litoral de Extremoz, na Grande Natal. O trecho mais afetado compreende a faixa de praia entre as sedes das praias de Pitangui e Barra do Rio, onde foram encontrados contentores e resíduos impregnados com substâncias oleosas.

Leia também:
Inmet emite alerta de chuvas para 45 cidades do RN

Segundo relatório do IBAMA, a presença de cinco contentores com capacidade de até mil litros cada representa a principal fonte de contaminação no local. Os recipientes contêm material com indícios de óleo e devem ser removidos com urgência pela empresa responsável e pela Prefeitura de Extremoz.

Além dos contentores, o órgão ambiental também identificou resíduos sólidos contaminados espalhados pela areia e manchas de óleo de tamanhos variados — entre 5 e 50 cm —, configurando um risco à fauna silvestre local. Até o momento, não foram encontrados animais atingidos diretamente pelo óleo, mas o CEMAM realiza o monitoramento da fauna na região.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ações emergenciais

O IBAMA notificará oficialmente a empresa envolvida ainda nesta quarta-feira (19), determinando a adoção imediata de ações de contenção e limpeza, bem como a destinação adequada dos resíduos oleosos. A instituição tomou ciência da emergência ambiental às 15h daquarta-feira (18) e, por volta das 17h, já havia enviado uma equipe técnica para a primeira vistoria no local.

Durante o monitoramento, voos com drones foram realizados, não sendo identificadas manchas de óleo sobrenadantes no mar. Contudo, há preocupação adicional em relação ao naufrágio da embarcação envolvida, que, segundo o proprietário, contém cerca de 6 mil litros de combustível nos tanques. O volume representa um risco significativo de agravamento da contaminação, caso haja vazamento.

Encaminhamentos imediatos

O IBAMA reforça a necessidade de:

  • Intensificação urgente da limpeza da área contaminada, com remoção dos contentores e resíduos oleosos;

  • Ação emergencial da Prefeitura de Extremoz, garantindo a destinação correta dos resíduos recolhidos e a segurança da fauna e da população local.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), cumpriram, na tarde da...

Cidades

Oito operadores de turismo de países sul-americanos conhecem, desde 2 de agosto, experiências em destinos do Rio Grande do Norte, na mais recente edição...

Polícia

Marcelo Johnny Viana Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau, era um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte. Foragido da Justiça,...

Polícia

Pica-Pau é morto após resistir à prisão durante a “Operação Cratos”, deflagrada pela Polícia Civil do RN no sábado (26), no bairro Porto do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO