Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

RN pode ganhar dois deputados federais a mais com novo projeto de lei

Câmara dos Deputados aprova urgência em projeto que torna crime hediondo adulteração de bebidas alcoólicas que cause risco à vida.
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O Rio Grande do Norte poderá ganhar duas novas cadeiras na Câmara dos Deputados, caso seja aprovado o Projeto de Lei Complementar 177/2023, que está na pauta da sessão deliberativa do Senado Federal desta quarta-feira (25), marcada para às 14h.

Leia também:
Câmara aprova aumento no número de deputados federais; RN ganhará mais cadeiras a partir de 2027

A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), amplia de 513 para 531 o número total de deputados federais, com base no crescimento populacional recente de diversos estados. O relator no Senado é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), e seu parecer ainda não foi divulgado.

Pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados em maio, nenhum estado perderá representantes, mas nove estados ganharão entre 1 e 4 cadeiras, incluindo o Rio Grande do Norte. A mudança atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2023 alertou sobre a necessidade de redistribuição proporcional das vagas por estado, conforme o Censo de 2022.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estados que ganharão mais deputados:

  • Amazonas: +2

  • Ceará: +1

  • Goiás: +1

  • Minas Gerais: +1

  • Mato Grosso: +2

  • Pará: +4

  • Paraná: +1

  • Rio Grande do Norte: +2

  • Santa Catarina: +4

A última atualização do número de cadeiras por estado ocorreu em 1994, ainda com base no Censo de 1985. Segundo o relator da proposta na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), o novo texto evita prejuízos financeiros e políticos a estados que poderiam perder vagas caso a regra proporcional fosse aplicada de forma automática.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a matéria foi pautada em caráter de urgência a pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta, já que o prazo dado pelo STF para regularizar a redistribuição de cadeiras termina no dia 30 de junho.

Notícias relacionadas

Política

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Antônio da Câmara Freire, de 73 anos, está internado no Hospital Memorial São Francisco, em Natal,...

Política

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação da Câmara dos Deputados realizam, nesta terça-feira (7), uma audiência pública...

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação, em parceria com os municípios potiguares. O movimento,...

Brasil

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza a “sextorsão” e endurece as punições para a divulgação...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO