A Prefeitura do Natal deu início à implementação do Sistema de Gestão de Saúde em seus serviços de saúde. A novidade traz um prontuário eletrônico unificado, que reúne informações como consultas, medicamentos e diagnósticos de forma digital, facilitando o acesso dos profissionais de diferentes unidades ao histórico de cada paciente.
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Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, o novo sistema vai reduzir o tempo de espera, melhorar o acolhimento e agilizar a assistência. “É um compromisso da gestão Paulinho Freire cuidar melhor da nossa gente, com mais agilidade e eficiência no atendimento”, destacou.
Sistema já está ativo na UPA Pajuçara
A implantação começou pela UPA Pajuçara e será estendida gradualmente para outras unidades de saúde da capital, como as demais UPAs, Hospital dos Pescadores (HOSPESC), maternidades, CAPS, policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a diretora da UPA Pajuçara, Rosa Borges, o sistema já mostrou resultados positivos no fluxo de atendimento e triagem. “Agora os pacientes são chamados com base na gravidade dos casos, o que garante mais justiça e organização no atendimento”, explicou.
Mais segurança e controle das informações
Além de otimizar o atendimento, o sistema traz maior segurança dos dados dos usuários, com autenticação por biometria digital, e permite relatórios de gestão em tempo real. Isso também favorece uma melhor pactuação com o Ministério da Saúde, o que pode resultar em aumento de recursos federais para Natal.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que o sistema esteja presente em todas as unidades até o fim do ano, promovendo eficiência, segurança e transparência no atendimento à população.
